Da Redação Avance News
A palestra foi conduzida pelo professor Marcos Vitor Naves Carrijo, enfermeiro, especialista em Saúde do Adulto e do Idoso, mestre e doutorando em Enfermagem, além de coordenador da Atenção Primária à Saúde de Barra do Garças e docente do UNIVAR.
O evento teve como objetivo principal promover a conscientização sobre a importância do autoexame, da mamografia regular e das visitas periódicas ao médico. Durante a palestra, o professor também abordou a desmistificação do tratamento, sintomas e fatores de risco, além de oferecer apoio emocional e psicológico às pessoas afetadas pela doença.
A coordenadora e professora do curso Natalina Galdeano Abud Chaud, destacou a importância da participação dos acadêmicos de odontologia nas ações do Outubro Rosa: “para o UNIVAR, especialmente a Odontologia, a adesão desta campanha reforça o seu papel de instituição comprometida com a responsabilidade social e a promoção da saúde coletiva”.
Dra. Rafaianne Queiroz de Moraes Souza, professora e uma das organizadoras do projeto explicou: “a participação dos acadêmicos em ações do Outubro Rosa é fundamental para reforçar a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O dentista, ao integrar-se às ações com esta temática, contribui para ampliar a abordagem multidisciplinar, onde visa sensibilizar a população sobre o autocuidado, tanto na saúde bucal quanto na detecção precoce de sinais de câncer”.
Rafaianne complementou: “essa participação fortalece o papel social dos futuros profissionais, mostrando que a saúde bucal está interligada à saúde geral do paciente. Assim sendo, o envolvimento em campanhas como o Outubro Rosa demonstra o compromisso com a promoção de uma saúde integral e a melhora da qualidade de vida de seus pacientes”.
Essa iniciativa é um reflexo do compromisso do UNIVAR em formar profissionais conscientes do seu papel social e com uma visão integral da saúde, promovendo ações que não apenas envolvem a comunidade acadêmica, mas que têm um impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população.
A ação foi organizada pelas professoras Dra. Rafaianne Queiroz de Moraes Souza, Dra. Vanessa de Souza e Me. Natalina Galdeano Abud Chaud, reafirma a importância da união entre diferentes áreas da saúde para a promoção de uma assistência mais completa e humanizada.