Da Redação Avance News
A previsão do tempo para as áreas produtoras de soja no país indica que a umidade do solo está em boas condições na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste. Entretanto, no Matopiba, a situação é diferente, com índices de umidade abaixo do ideal e solos mais secos.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Nos próximos cinco dias, as chuvas estarão concentradas em Goiás, Minas Gerais e no sul de Mato Grosso, com acumulados que podem chegar a até 80 milímetros. Por outro lado, o sul do país enfrentará uma semana de tempo mais firme, o que favorece os trabalhos em campo. No Matopiba, as chuvas devem ser escassas, com acumulados que não superam 10 mm.
O que os produtores podem esperar?
Entre 3 e 7 de novembro, há previsão de aumento nas chuvas em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo, responsável pela reposição hídrica do solo. Também são esperadas chuvas em Rondônia e no Pará, mas no Matopiba a situação continua crítica, com precipitações que não devem passar de 10 a 15 milímetros.
A partir da segunda quinzena de novembro, a expectativa é de que a situação melhore. Os acumulados no Tocantins podem alcançar 80 milímetros, enquanto o interior da Bahia deve registrar cerca de 50 milímetros. No Piauí e Maranhão, os acumulados podem ultrapassar de 20 a 30 milímetros. Com isso, os produtores terão a umidade necessária para iniciar a semeadura da safra 2024/25.