sexta-feira, 1 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosNa China, Aprosoja MT fortalece relações para estabelecer novas parcerias de pesquisas

Na China, Aprosoja MT fortalece relações para estabelecer novas parcerias de pesquisas

Da Redação Avance News

Nesta quarta-feira (30), a delegação da Aprosoja Mato Grosso deu andamento à agenda de compromissos na China, com o compromisso de estreitar parcerias e compartilhar conhecimentos. Os encontros concentraram-se na realização de pesquisas conjuntas sobre as características dos solos e as variações climáticas que impactam a produtividade agrícola em Mato Grosso.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Agenda da associação

O dia iniciou no Escritório de Assuntos Exteriores e no Departamento de Agricultura de Harbin, um dos principais centros de produção de grãos da China. A delegação foi recebida por Kai Li, do Departamento de Relações Exteriores, e Li Zhijia, vice-diretor do Departamento de Agricultura.

Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja MT, apresentou a entidade, com destaque às práticas sustentáveis, principais projetos e os desafios no armazenamento de grãos no Brasil. Ele convidou as autoridades chinesas a conhecer os Centros de Tecnologias do Conhecimento do Agronegócio (CTECNOs) para avaliar a qualidade e sustentabilidade do grão brasileiro.

Outro tema discutido foi a proposta de um intercâmbio direto de informações entre Harbin e Mato Grosso sobre dados de produção, já que a fonte atual é o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). “Queremos entender como as diferenças climáticas entre Brasil e China impactam a produtividade dos grãos e estamos abertos para parecerias de pesquisas”, afirmou Li Zhijia.

A comitiva também visitou a Jiusan Group, uma das maiores empresas de processamento de soja da China. Liu Yueshu destacou a relevância do Brasil como fornecedor, afirmando que cerca de 70% da soja importada vem do país, devido ao seu alto teor de proteína, essencial para o processamento. Durante a visita, Ge Shufeng sublinhou a importância de conhecer as práticas sustentáveis do Brasil para garantir segurança nas compras.

A agenda incluiu uma visita à Yihai Kerry Arawana Holdings Co, empresa que processa milho, soja, trigo e amendoim. Fernando Ferri, vice-presidente sul da Aprosoja MT, expressou orgulho ao ver a soja mato-grossense processada para o mercado chinês. “É gratificante saber que nossa produção chega à mesa do consumidor no maior mercado do mundo”, ressaltou.

Nathan Belusso, diretor-financeiro da Aprosoja MT, enfatizou a importância de alianças estratégicas para fortalecer o mercado mato-grossense, especialmente em uma província que é um celeiro agrícola da China, onde se concentram muitas indústrias de soja.

Durante a missão, a delegação da Aprosoja MT planeja convidar empresas e cooperativas que investem na China para discutir como podem contribuir para melhorar o sistema de armazenamento das produções no Brasil.



Fonte: Canal Rural

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS