Da Redação Avance News
Fruto de mais de trinta anos de pesquisas em Mato Grosso, o livro tem como objetivo redefinir as coordenadas da jornada de Fawcett, revelando detalhes inéditos e abrindo as portas da floresta para a arqueologia acadêmica com estilo impecável, rigor científico e grande paixão. Ele foi escrito originalmente italiano e agora traduzido para o português brasileiro.
Durante participação no podcast Semana7, a escritora deixou o convite para a população participar do evento de lançamento. “Me sinto muito honrada agora que chegou a hora de apresentar o livro, antes era em italiano e agora em português. O lançamento vai ser na academia de letras, às 19h, no dia 31 de outubro, e vai ser também, se você quer ir em ambos eventos, no dia 2 de novembro, às 19h”, disse Margherita.
A autora ainda comentou sobre como foi o processo de escrever o livro. “Dividi este trabalho em quatro partes. Na primeira, reconstruí a última exploração de 1925, em Mato Grosso, anunciada e seguida por jornais de todo o mundo. O explorador britânico havia enviado, também, alguns despachos escritos de próprio punho. A partir daquele momento, nada mais se soube deles. Daí surgiu também o grande enigma das coordenadas sobre o último local da expedição”, contou Margherita.
Margherita começou seu trabalho em 1996, buscando registros da expedição na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Rio de Janeiro, em Cuiabá e em Barra do Garças. Ela também realizou várias expedições por Mato Grosso e nos locais que, segundo a história, teriam sido visitados por Percy H. Fawcett.
Para além disso, em junho de 2022 e julho de 2023, devido aos quase trinta anos de pesquisa nas áreas de antropologia e arqueologia, foi homenageada com o título de Cidadã Honorária da Cidade de Barra do Garças (Mato Grosso) e do Estado de Mato Grosso.