Vários vídeos de mídia social de Bakhmut mostram intensas batalhas continuando entre prédios de apartamentos na periferia oeste da cidade. Os vídeos, filmados do lado ucraniano e publicados na segunda-feira (15), mostram ataques entre prédios em um bairro onde combatentes da companhia militar privada Wagner tentam ganhar terreno. Unidades militares ucranianas reconhecem que dentro da cidade a situação é extremamente difícil.
A 5ª Brigada de Assalto disse em sua página no Facebook: “Embora estejamos empurrando o inimigo para trás pelos flancos, a situação na cidade está à beira do inferno porque o inimigo está usando todos os meios. Ele está “derramando” fogo em todas as casas, destruindo todas elas. Então a situação é… Embora tenhamos sucessos parciais, a situação ainda é muito difícil.”
Myroshnykov, um blogueiro militar ucraniano, ecoou a avaliação, dizendo: “A cidade em si é um inferno. Não há mais nada para defender lá, mas nossos soldados não estão saindo e estão firmes!”
A 5ª Brigada disse que fora da cidade obteve ganhos contra as forças russas nos últimos dias e semanas e avançou cerca de 2,5 quilômetros (cerca de 1,5 milhas) nos últimos dois meses, gradualmente empurrando a linha de frente russa para longe da aldeia de Ivanivske, imediatamente a oeste de Bakhmut.
“Claro, a luta é muito dura, muito feroz e persistente. Cada metro do território liberado é muito difícil de ganhar”, disse a Brigada no Facebook. “Nós os esgotamos e agora estamos avançando ativamente na linha de frente e recuperando o território metro a metro”.
Ele também disse que as rotas de abastecimento para a parte de Bakhmut ainda mantida pelas forças ucranianas eram mais estáveis. “Agora todas essas estradas estão sob nosso controle absoluto, tanto em termos de controle de fogo quanto de controle físico. O abastecimento da guarnição está estável.
Combates no leste da Ucrânia
Houve um aumento nos combates ao longo da fronteira entre as regiões de Kharkiv e Luhansk, no leste da Ucrânia desde a última sexta-feira, segundo autoridades russas e ucranianas.
O Estado-Maior ucraniano disse que artilharia e morteiros russos atingiram 10 assentamentos no setor de Kupyansk, que fica em Kharkiv.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que na mesma área, forças terrestres apoiadas pelo poder aéreo atingiram duas unidades ucranianas – a 14ª Brigada Mecanizada Separada e a 103ª Brigada de Defesa Territorial. O ministério disse que o fogo de artilharia impediu uma rotação de tropas ucranianas na mesma área.
Uma conta não oficial da mídia social russa também disse que os ataques ucranianos aumentaram ao longo da frente leste de Kupyansk, mas não progrediram.
(Colaboraram Julia Kesaieva, Josh Pennington e Vasco Cottovio)