Sérgio Astral
Em outubro de 2024, Barra do Garças, no interior de Mato Grosso, foi palco de uma iniciativa artística inovadora voltada para jovens das escolas públicas. Idealizada pelo Comitê de Cultura de Mato Grosso, essa ação trouxe para a cidade oficinas de arte urbana nas técnicas de grafite e lambe-lambe, ministradas pelos artistas visuais Sérgio Astral e Amanda Amorim. A proposta visava envolver os alunos em uma experiência criativa única, introduzindo o universo da arte de rua para crianças e adolescentes de forma acessível e divertida.
O início das oficinas e o impacto da arte urbana nas escolas
A iniciativa foi pensada especialmente para os alunos da rede pública e municipal de Barra do Garças, oferecendo um contato direto com as artes plásticas em um formato contemporâneo e interativo. As oficinas ocorreram em duas escolas da cidade, cada uma voltada para uma faixa etária específica e uma técnica de arte urbana. Amanda Amorim, especialista em lambe-lambe, ministrou sua oficina na Escola Municipal Moreira Cabral para 30 crianças do ensino fundamental, ensinando o processo criativo dessa técnica e incentivando cada aluno a desenvolver sua própria obra. Já Sérgio Astral, com ampla experiência em grafite, conduziu uma oficina de stencil para 30 adolescentes da Escola Estadual Francisco Dourado.
Essa proposta trouxe à tona a força transformadora da arte urbana, despertando nos jovens o interesse por expressões artísticas e por suas possibilidades no espaço público. Além de aprenderem técnicas específicas, os alunos puderam conhecer a história da arte urbana e discutir como a intervenção artística pode influenciar a comunidade e o próprio ambiente escolar.
A técnica de lambe-lambe com Amanda Amorim
A oficina de lambe-lambe de Amanda Amorim foi uma experiência imersiva para as crianças da Escola Municipal Moreira Cabral. Amanda apresentou a técnica de colagem de papel em espaços públicos e orientou as crianças a criar suas próprias peças, incentivando-as a refletir sobre temas como identidade, comunidade e natureza.
Cada aluno pôde elaborar um lambe-lambe original, criando uma peça única e cheia de significado. A escolha dos temas partiu das próprias crianças, que exploraram elementos de seu cotidiano e ideias sobre o que gostariam de ver representado nos muros da cidade. Além disso, as crianças também participaram de uma criação coletiva, que resultou em um grande mural que uniu todas as obras individuais em uma única composição. O entusiasmo dos pequenos artistas foi evidente, com muitos expressando alegria e surpresa ao ver suas criações ganhando vida no espaço escolar.
A técnica de stencil em grafite com Sérgio Astral
Na Escola Estadual Francisco Dourado, Sérgio Astral conduziu uma oficina de stencil, uma das técnicas mais populares do grafite. Sérgio introduziu os jovens ao uso de moldes recortados para aplicar tinta em superfícies, explicando a história do stencil e como ele é usado em movimentos artísticos urbanos ao redor do mundo. Cada aluno teve a oportunidade de criar uma peça individual, desenhando e recortando o próprio molde para aplicar em um suporte que, ao final da oficina, formaria uma composição coletiva.
Além das produções individuais, os alunos também participaram de trabalhos colaborativos, pintando uma área do muro da escola com temas que refletem o estilo moderno do grafite. Com a orientação de Sérgio, os adolescentes exploraram a ideia de que a arte urbana pode ser um meio poderoso de comunicação e transformação social. Muitos alunos comentaram que a experiência foi uma forma de ver a escola sob uma nova perspectiva e que gostariam de continuar aprendendo sobre o grafite como forma de expressão.
Um projeto colaborativo e transformador
As oficinas foram um grande sucesso, promovendo a inclusão e o acesso à arte para jovens que muitas vezes não têm contato com expressões artísticas em seu dia a dia. A iniciativa do Comitê de Cultura de Mato Grosso foi amplamente elogiada pelos professores e pela comunidade, e as escolas destacaram o impacto positivo que o projeto teve sobre os alunos. A atividade também incentivou a colaboração entre os jovens, que trabalharam em equipe para desenvolver suas obras e, ao mesmo tempo, contribuíram com uma visão particular sobre a escola e o espaço urbano.
Esse projeto proporcionou aos alunos não apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também a chance de explorar sua criatividade e autoconfiança. Amanda e Sérgio enfatizam o impacto emocional que essa experiência teve sobre os alunos, que puderam expressar suas ideias e sentimentos em um ambiente que valorizava cada contribuição. Como Amanda ressalta, “É inspirador ver as crianças se sentirem livres para criar e se expressar, e essa troca é fundamental para o crescimento pessoal e artístico de cada um.”
Exposição e futuro do projeto
O próximo passo do projeto é a exposição das obras produzidas nas oficinas, prevista para um evento cultural que ainda terá data marcada. A exposição reunirá as peças individuais e coletivas criadas nas duas escolas, proporcionando à comunidade a oportunidade de conhecer o talento dos jovens e o impacto positivo da arte urbana. Essa mostra servirá como um incentivo para que os alunos continuem a explorar suas habilidades artísticas e a se envolver com a cultura local.
Com o sucesso da iniciativa, Amanda Amorim e Sérgio Astral planejam expandir o projeto para outras escolas da região. Ambos expressam a intenção de levar essas oficinas para mais cidades do interior de Mato Grosso, onde o acesso à arte ainda é limitado. “A arte tem o poder de transformar vidas, e queremos que mais jovens tenham a chance de vivenciar isso,” comenta Sérgio. Para eles, é uma realização pessoal ver o impacto das oficinas nos alunos e o entusiasmo de quem descobre um novo universo criativo.
Conclusão: O poder transformador da arte urbana na juventude
As oficinas de lambe-lambe e stencil em Barra do Garças mostraram o potencial da arte urbana para promover a inclusão e a expressão pessoal entre crianças e adolescentes. Essa iniciativa revelou que a arte não apenas decora o espaço, mas também cria laços e histórias, estimulando o senso de pertencimento e colaboração. Além disso, ao proporcionar contato com técnicas contemporâneas de arte de rua, o projeto abriu portas para que esses jovens explorem novas formas de comunicação e encontrem na arte uma ferramenta para entender e transformar o mundo ao seu redor.
Amanda e Sérgio deixam claro que pretendem continuar esse trabalho, levando a arte urbana para outros jovens de Mato Grosso e compartilhando o valor da criatividade em contextos educacionais e sociais. Para esses artistas, ver o brilho nos olhos dos alunos ao criarem suas próprias obras é uma das maiores gratificações de suas carreiras, e reforça a importância de democratizar a arte e torná-la acessível a todos.
Realização
Contatos:
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Instagram: Amanda Amorim Arte
Instagram: Sérgio Astral