Da Redação Avance News
A deputada federal Marussa Boldrin, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) no centro-oeste e o deputado federal Alceu Moreira assinaram o pedido de criação de uma comissão externa para investigar o Carrefour.
O requerimento 4595/2024 tem como objetivo avaliar a conduta e as denúncias contra a rede varejista no Brasil.
“Na semana passada fomos surpreendidos com a declaração do CEO do Carrefour [na França] anunciando que iria parar de comercializar a carne do Brasil e de outros países do Mercosul. A carne brasileira, assim como outras proteínas animais do Mercosul, é reconhecida mundialmente pela qualidade e pelos altos padrões de segurança alimentar”, diz Marussa, em nota.
“Empresas brasileiras possuem rigorosos controles sanitários e ambientais, certificados por organizações internacionais respeitadas. Proibir a importação desses produtos com base em argumentos superficiais ou desatualizados é ignorar décadas de esforços e investimentos do setor agropecuário para atender às demandas globais de sustentabilidade e qualidade”, afirma a deputada Marussa Boldrin.
Antecedentes do Carrefour
Marussa ainda cita os antecedentes “graves” da rede de supermercados francesa ligados a violações raciais, ambientais e trabalhistas.
“A França compra carne do Brasil há 40 anos. Esse protecionismo europeu exagerado, principalmente da França com o Brasil, tem que ter uma resposta dos produtores brasileiros”, afirmou.
Boicote dos frigoríficos
Na semana passada, os frigoríficos brasileiros pararam de fornecer carne ao Carrefour depois da decisão da empresa francesa de parar de comercializar a carne do Mercosul.
Entre os frigoríficos que suspenderam o fornecimento do produto estão a JBS, Marfrig e Masterboi.