sábado, 30 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomePolíticaPacheco diz que Congresso pode propor sugestões ao pacote fiscal e que...

Pacheco diz que Congresso pode propor sugestões ao pacote fiscal e que IR "não é pauta para agora"

Nesta sexta-feira (29), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, declarou em nota a necessidade do Congresso enfrentar a questão da impopularidade ao discutir o pacote fiscal proposto pelo governo federal, que tem como objetivo a redução de despesas. “Em se tratando de política fiscal, é preciso afastar o medo da impopularidade que constantemente ronda a política. Nesse sentido, é importante que o Congresso apoie as medidas de controle, governança, conformidade e corte de gastos, ainda que não sejam muito simpáticas. Inclusive outras podem ser pensadas, pois esse pacote deve ser visto como o início de uma jornada de responsabilidade fiscal”, declarou.

Em relação à proposta de isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil, Pacheco afirmou que essa questão não está em pauta no momento. Ele destacou que a viabilidade dessa isenção dependerá do crescimento econômico do país e reiterou que a discussão sobre a isenção só será possível se houver um cenário fiscal favorável. “A questão de isenção de IR, embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas essa é uma discussão para frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou em texto.

A declaração de Pacheco veio após o presidente da Câmara, Arthur Lira, manifestar o comprometimento da Casa com o novo arcabouço fiscal. Lira garantiu que as medidas de contenção de gastos serão tratadas com a devida seriedade e que qualquer proposta do governo que envolva renúncia de receitas será cuidadosamente avaliada no próximo ano.

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS