quarta-feira, 25 dezembro 2024
spot_imgspot_img
HomeÚltimas NotíciasMorador do Pontal-MT se emociona ao se vestir Papai Noel e lembra...

Morador do Pontal-MT se emociona ao se vestir Papai Noel e lembra do Professor Amarílio VEJA VÍDEO

Da Redação Avance News

No dia 4 de novembro completou 1 ano da morte do ambientalista, divulgador do esperanto e papai Noel de Barra do Garças-MT, Amarílio Carvalho, que faleceu de infarto aos 91 anos quando participação de um congresso de esperanto em Fortaleza no Ceará. Este será o segundo natal sem a presença do papai Noel Amarílio que era convidado por lojas, entidades e prefeituras para animar as festas como o bom velhinho, símbolo do natal, com a roupa vermelha e saco cheio de balinhas e alguns brinquedos.

O professor Amarílio foi lembrado no sábado (21/12) pelo jovem Arthur Ferreira, que é filho do saudoso ex-vereador Emildo Ferreira da cidade de Pontal do Araguaia. Arthur se vestiu de Papai Noel e animou a festa de natal da Cozinha Solidária da Neura no bairro de Vila Maria onde se reuniram mais em torno de 1.500 pessoas.

Bastante emocionado, Arthur disse que era uma grande honra se vestir de Papai Noel e disse que o professor Amarílio fez parte de sua infância. “Eu cresci vendo o professor Amarílio como Papai Noel e quando ele tirava fantasia ele continua parecendo o Papai Noel. Muitas saudades dele e foi uma honra me vestir Papai e alegrar as crianças da Festa da Neura”, completou.

Quem era o professor Amarílio

Amarílio era natural de Niterói-RJ e morava há 35 anos em Barra do Garças. Ele era aposentado como funcionário dos Correios. Ele era o caçula da família, irmãos e pais do professor Amarílio já são falecidos. Ciro disse que está conversa com uma sobrinha de Amarílio que mora em Brasília para saber se o Papai Noel será sepultado em Fortaleza ou Brasília. A família disse que Amarílio paga o plano funerário e estuda também a possibilidade de trazer o corpo para Barra do Garças.

Amarílio ficou conhecido também por cuidar do jardim das Águas Quentes de Barra do Garças.
 
Em 2020, Amarílio foi candidato a vereador de Barra do Garças, o mais velho de Mato Grosso com 87 anos.

Além do Esperanto, outra paixão de Amarílio é Joaquim José da Silva Xavier, nacionalmente conhecido como Tiradentes, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira. De acordo com o candidato, o mártir da independência é uma grande inspiração. Seguindo seus ensinamentos, Amarílio garante que, mesmo aos 87 anos, se sente jovem e bastante animado para encarar a campanha.

“Ao iniciar o estudo da vida de Tiradentes, descobri que nosso mártir da independência era médico naturalista, que a todos aconselhava o uso da Aloe Vera, a popular babosa. Acreditei na palavra de Tiradentes. Meus amigos de minha faixa etária tomam 15 remédios por dia. Eu tomo apenas um, a poderosa Aloe Vera”, afirmou.

A idolatria pela história de Tiradentes, conforme o candidato, também tem algo de espiritual. Ele conta que numa noite de 2002, quando estava em casa, ouviu uma voz misteriosa que “soprou” em seu ouvido: “vista roupão preto, coloque corda no pescoço e vá para a rua divulgar nosso mártir da independência”.

E Amarílio não parou por aí, montou um monólogo sobre a história de Tiradentes e se apresentou por todo o país, inclusive em universidades. “A voz misteriosa não mais apareceu, mas, como meu espírito é irrequieto, em 2011, fiz a primeira apresentação do texto em Esperanto”. Chegando a pedir dinheiro nas ruas de Copacabana (RJ), o candidato viajou com sua apresentação para Argentina, Bélgica, França, Holanda e Vietnã.

Fonte: Araguaia Notícia

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS