Da Redação Avance News
Nesta quinta-feira (18), o tempo firme ainda vai predominar na maior parte do Brasil, sob influência da massa de ar seco associada a uma área de alta pressão atmosférica no centro-sul e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste. Isso vai causar a inibição da formação de instabilidades por enquanto.
A manutenção do tempo seco favorece o andamento das atividades de campo. No entanto, preocupa quanto ao aumento do número de queimadas. O frio aos poucos perde intensidade e diminui o potencial para ocorrência de geadas, mesmo que áreas mais altas no Sul e no Sudeste ainda possam registrar temperaturas amenas pela manhã.
Além disso, há previsão de chuva na metade norte do país devido às instabilidades tropicais que podem provocar volumes entre 15 e 40 mm na região Norte, em partes do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
Tempo para os próximos dias
A semana vai terminar com tempo firme na maior parte do Centro-Sul e do Nordeste, sob efeito da massa de ar seco, ainda inibindo a formação de instabilidades, principalmente no Brasil Central. A expectativa é de pancadas de chuva na metade norte do país. O motivo são instabilidades tropicais, como a Zona de Convergência Intertropical.
Além disso, mesmo que de forma muito afastada, uma frente fria pode provocar volumes em torno de 25 mm no litoral de Sergipe e de Alagoas.
Outro destaque é que, com a aproximação de uma frente fria, pode chover de forma bem isolada à noite na metade sul do Rio Grande do Sul. Entretanto, é importante ressaltar que o sistema deve enfrentar dificuldades para continuar avançando pelo Sul nos próximos dias , por conta da situação de bloqueio atmosférico no Brasil central.
O que, inclusive, vai favorecer um aumento significativo das temperaturas com a chegada de uma onda de calor na reta final do mês de maio.
___________________
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.