Da Secom-BG
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT) aprovou, no final de dezembro, a renovação da licença de instalação das obras da Orla da Beira Rio de Barra do Garças. Nas próximas semanas, a prefeitura abrirá um novo processo licitatório e a previsão é de que, em breve, a execução das obras seja retomada.
A SEMA/MT aprovou toda a documentação apresentada pela prefeitura, incluindo o parecer técnico do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sobre possível patrimônio cultural na área afetada. O projeto foi declarado apto para seguir em fase de instalação e, assim que a Caixa Econômica Federal aprovar a atualização da planilha orçamentária, será aberta a nova licitação.
O projeto trata-se de uma orla com mais de um quilômetro de extensão, que ligará o Porto do Baé à Praia da Rapadura, margeando o rio Garças. Nesse espaço, haverá toda uma estrutura de lazer e paisagismo, com pista de caminhada, ciclofaixa, mirantes, rampas náuticas, quiosques e quadra esportiva.
As obras iniciaram em 2019, mas não chegaram a ser concluídas. Em 2022, os contratos com as empresas responsáveis pela execução do projeto foram rescindidos, após a prefeitura identificar irregularidades.