O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (16), que um milagre aconteceu no Brasil para permitir a aprovação da reforma tributária neste novo mandato. O presidente mencionou que, ao iniciar seu terceiro mandato, havia previsões de que enfrentaria dificuldades para governar, devido à falta de uma maioria no Congresso e ao aumento do controle do Legislativo sobre o Orçamento da União.
Um milagre aconteceu no comportamento da Câmara e do Senado. Quando fui eleito em 2002, o que mais se falava era que eu não conseguiria governar o País e que não duraria um mandato sequer, porque seríamos um fracasso, contou o presidente, relembrando de quando foi eleito pela primeira vez, em 2002. O dado concreto é que as coisas deram certo e fui reeleito. Fui eleito por uma governança muito exitosa, por causa da equipe que tinha e do comportamento do Congresso, completou.
Agora, quando fui eleito (em 2022), ouvia que era impossível governar esse País no momento em que o Congresso tinha roubado o Orçamento do presidente e que a direita tinha eleito mais gente que a esquerda. Muita gente dizia que seria impossível governar e aprovar a reforma tributária, porque o governo era muito minoritário, afirmou, elogiando que o regime democrático permitiu o diálogo e debate sobre a proposta para que ela fosse aprovada depois de décadas.
Lula disse, ainda, que quando a gente acredita que é possível fazer alguma coisa, ela acontece e que para fazer coisa acontecer, precisamos ter pessoas certas.