Da Redação Avance News
Marca chinesa foi a maior fabricante de veículos elétricos do mundo em 2024 e quer ampliar ainda mais a vantagem de mercado.
Depois de se tornar a maior fabricante de veículos elétricos do mundo em 2024, a BYD parece não ter perdido o apetite. A montadora chinesa continua firme em seus planos de expansão global.
O ano de 2025 deve marcar o lançamento de várias novas fábricas da empresa. Uma delas será no Brasil, em Camaçari, na Bahia, onde operava a Ford. Será a maior planta da BYD fora da China.
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Também estão na lista México, Hungria, Turquia e Paquistão. E a novidade de agora é que a companhia deve entregar ainda neste ano uma nova instalação na Indonésia: e as informações dão conta de que ela também será gigantesca.
Quem disso isso foi o diretor-presidente da BYD no país, asiático, Eagles Zhao, em entrevista à agência de notícias Reuters.
Expansão no sudeste asiático
- A nova instalação na Indonésia será capaz de produzir 150 mil veículos por ano.
- Será a mesma quantidade da planta de Camaçari.
- A diferença é que, no médio prazo, a fábrica no Brasil deve dobrar a capacidade de produção.
- De acordo com Zhao, a BYD planeja usar a nova fábrica para exportações, à medida que se expande agressivamente para mercados internacionais.
- O local tem custo estimado de US$ 1 bilhão.
- Com um investimento desse tamanho, o governo local concedeu algumas benesses à empresa, que ficou isenta de certos impostos.
- O governo da Indonésia, aliás, vem tentando atrair investimentos estrangeiros – e os subsídios a montadoras de elétricos está nesse pacote.
- Vale destacar que a BYD já é a principal fabricante de EVs na Indonésia, respondendo por mais de um terço (36%) do mercado.
- A tendência, portanto, é que esse número aumente ainda mais a partir do ano que vem.
A fábrica da BYD no Brasil
Como dissemos, a planta terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação e 300 mil unidades na segunda. A produção está prevista para começar após o Carnaval.
A primeira fase do projeto inclui o galpão para a montagem dos carros no sistema Semi Knocked Down (SKD), a área de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. Já a segunda etapa engloba a produção completa de veículos elétricos e híbridos e terá 28 novas edificações e dois pátios.
O regime SKD, aliás, é aquele no qual as peças vêm do exterior e o carro chega parcialmente montado ao Brasil.
Vale destacar que a fábrica em Camaçari será a primeira da BYD em todo o continente americano. A expectativa é que ela possa atender toda a região, ou seja, exportando também para outros mercados latinos.
Os primeiros modelos montados no Brasil serão o SUV híbrido plug-in Song Pro e o compacto elétrico Dolphin Mini.
As informações são do Electrek.
Colaboração para o Olhar Digital
Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.