O Concurso dos Correios teve uma taxa de comparecimento de 59,85%
O Concurso Público dos Correios, realizado no dia 15 de dezembro, tem os resultados preliminares das provas objetivas e o cronograma atualizado divulgados nesta sexta-feira (17). As informações estarão disponíveis no site dos Correios e do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), a banca responsável pela organização do processo seletivo.
Mais de 1 milhão de pessoas realizaram as provas do concurso, que é o maior da estatal nos últimos 13 anos. O número corresponde a 59,85% dos inscritos (cerca de 1,6 milhão).
O total de inscritos foi maior que o último concurso nacional da empresa, em 2011, quando 1,1 milhão de pessoas se cadastraram para mais de 9 mil oportunidades.
Vagas
A seleção vai preencher 3.511 vagas imediatas, sendo 3.099 de nível médio, para o cargo de carteiro, no qual concorrem 93% (1.560.704) dos inscritos.
O restante dos candidatos (111.967) concorre aos cargos de nível superior: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. Os salários variam de R$ 2.429,26 a R$ 6.872,48.
As vagas estão distribuídas em cidades de todo o país, e os candidatos vão concorrer somente com os inscritos da mesma localidade, selecionada no momento da inscrição.
No cargo de carteiro, as vagas foram divididas em “macrorregiões”, que englobam vários municípios de uma área. A relação está no Anexo II do edital, disponível no site dos correios.
Para as carreiras de nível superior, as oportunidades estão distribuídas nas superintendências estaduais (SE) dos Correios. São 28, no total, em todos os estados brasileiros.
O prazo de validade do concurso dos Correios será de um ano a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.