Os EUA passaram, recentemente, por uma epidemia de gripe aviária. Fazendeiros foram forçados a matar milhões de galinhas poedeiras para evitar que a doença se espalhasse.
O sacrifício gerou uma grande queda na produção de ovos de granja. Como consequência, o produto ficou escasso e os preços dispararam. Em janeiro de 2025, o valor bateu o recorde de US$ 7,09 a dúzia – equivalente a R$ 40,80!(Dados de Trending Economics ).
Aluguel de galinhas
Para tentar minimizar os gastos e otimizar investimentos, algumas pessoas resolveram ir direto às fontes e alugar galinhas. Existe, inclusive, uma empresa especializada, Rent The Chicken (Alugue a Galinha).
“Levamos um galinheiro com duas a quatro galinhas botadeiras para o quintal da pessoa. Duas botam uma dúzia de ovos na semana, e quatro botam duas dúzias. Está bastante ocupado,” disse Jenn Tompkins, co-fundador da empresa, à NBC Boston.
Os “locatários” das galinhas o fazem, além de ovos, também pela experiência e como forma de se acalmar e garantir o almoço: “É mais para saber que eles tem ovos mesmo se não tiverem sendo vendidos no mercado.”
A empresa foi inaugurada em 2013 e oferece alugueis de seis meses (galinhas modificadas geneticamente para serem poedeiras colocam ovos durante cerca de 12 meses da vida).
Desde 2022, quando houve um pico de gripe aviária, a empresa começou a prosperar mais do que nunca, e o dono vê, de novo, uma onda de aluguéis em 2025.