Profissionais elogiaram a cultura de desenvolvimento da emrpresa
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Trabalhar na companhia é o sonho de muitos profissionais, principalmente por seus altos salários, ambiente inovador e desafios técnicos estimulantes.
No entanto, a empresa também tem enfrentado dificuldades, incluindo c ortes de pessoal, pressão por resultados e impacto no equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Segundo informações do site Business Insider, a empresa disse que eliminará cerca de 5% de sua força de trabalho, o que pode significar que quase 4.000 funcionários perderão seus empregos . O CEO da Meta Mark Zuckerberg disse à equipe em janeiro que “elevaria o nível” e agiria rapidamente para remover funcionários de baixo desempenho.
Apesar dos anúncios recentes, profissionais que trabalham na Meta divulgaram informações de que a cultura de inovação e aprendizado constante é um dos maiores atrativos da empresa.
Como é trabalhar na Meta
Empresa tem boas avaliações em sites de emprego
Alguns sites de empregos e opiniões sobre empresas oferecem insights sobre como é trabalhar na Meta. O Glassdoor, por exemplo, apresenta avaliações de funcionários que destacam uma classificação geral de 4,0 de 5 para a empresa, com 75% dos colaboradores recomendando a Meta e 68% possuindo uma perspectiva positiva sobre ela.
Funcionários destacam que a empresa oferece oportunidades significativas de crescimento profissional, com investimentos em treinamentos e desenvolvimento de habilidades. A cultura de inovação e aprendizado contínuo é frequentemente mencionada como um diferencial positivo.
Do lado negativo, alguns colaboradores apontam que a pressão por resultados pode ser intensa, devido ao ambiente altamente competitivo e às metas agressivas estabelecidas pela empresa. Essa dinâmica pode afetar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de impactar a saúde mental dos funcionários.
No site oficial da Meta, há depoimentos de funcionários que enfatizam o ambiente de trabalho colaborativo e as oportunidades de aprendizado.
No InfoJobs, a Meta possui uma classificação geral de 4,3 de 5 estrelas, com base em avaliações de funcionários. Os colaboradores destacam a empresa como um bom local para trabalhar, mencionando oportunidades de promoção, ambiente de trabalho positivo e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. No entanto, alguns apontam que a empresa poderia melhorar em termos de benefícios oferecidos.
Logotipo da empresa americana Meta é exibido durante a feira de startups e inovação tecnológica Vivatech, no centro de exposições Porte de Versailles, em Paris, no dia 22 de maio de 2024
Por exemplo, um ex-funcionário que atuou como Especialista de Relacionamento com o Cliente Bilíngue em São Paulo avaliou a empresa de forma positiva, destacando o ambiente de trabalho e as oportunidades de promoção.
Outro ex-funcionário, que trabalhou como Assistente Administrativo no Rio Grande do Sul, elogiou a empresa por pensar no bem-estar dos funcionários e proporcionar um local de trabalho saudável.
Já no lado negativo, alguns colaboradores destacam que há mudanças frequentes nas equipes, causando incerteza sobre o futuro na empresa.
Oportunidades e vagas
Atualmente, no Linkedin da Meta constam quatro oportunidades de trabalho no Brasil.Entre elas estão: Chefe de Vendas, Small Business Group, América Latina e três vagas abertas para Gerente de Políticas de IA.
O cargo de Chefe de Vendas tem a função de liderar a equipe responsável por gerenciar e otimizar um portfólio de funções de entrega de vendas que atendem às necessidades de anunciantes de pequenas empresas em sua região e impulsionam o crescimento em toda a família de aplicativos e serviços Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp e Messenger).
Qualificações mínimas:
Mais de 12 anos de experiência profissional em vendas, marketing, publicidade online, consultoria, agência, design ou gestão de produtos/programas;
Experiência em gestão com experiência demonstrada em liderar e inspirar outras pessoas; Amplo conhecimento do ecossistema de publicidade digital;
Habilidades analíticas e habilidades de gestão de processos, alta atenção aos detalhes e rigor, com uma atitude positiva e desejo de aprender.
Histórico comprovado de colaboração com grupos multifuncionais para produzir resultados significativos;
Automotivado, empreendedor e confortável lidando com ambiguidade;
Fluência em inglês.
Já o Gerente de Políticas de IA precisa entender os modelos e sistemas de inteligência artificial da Meta, arquitetura de código aberto, frameworks, produtos e sua estrutura subjacente para se tornar um especialista no assunto.
Qualificações mínimas:
Bacharel em Engenharia, Ciência da Computação, Políticas Públicas, Ciência Política ou área relacionada;
Mais de 7 anos de experiência em políticas públicas, governo ou agências reguladoras, com foco em IA;
Compreensão do desenvolvimento de IA responsável, risco e mitigações, melhores práticas e discussões regulatórias;
Experiência em comunicação e apresentação para públicos técnicos e empresariais;
Experiência demonstrada em compreensão de tecnologias de IA e suas implicações para políticas públicas;
Histórico comprovado de sucesso em comunicação, com capacidade de se envolver com stakeholders internos e externos;
Fluente em inglês, espanhol e português.