Da Redação Avance News
Tudo sobre ChatGPT
Tudo sobre Google
Tudo sobre Inteligência Artificial
O futuro da busca do Google é uma grande caixa verde. É o que a empresa mostrou, em maio, no Google I/O, uma conferência anual de desenvolvedores. Tema de 2023 foi IA (inteligência artificial), termo mencionado mais de 140 vezes em duas horas. O Google revelou produtos de IA que serão lançados ao público – uma reviravolta para gigante apreensivo da Internet em resposta à crescente concorrência.
Leia mais:
De muitas maneiras, o Google I/O foi um referendo sobre entrada instável da empresa na “IA do consumidor” e uma mensagem clara aos céticos (e investidores) de que está disposta a tomar medidas radicais para permanecer na vanguarda da pesquisa na Internet, mesmo que isso signifique derrubar seu produto principal.
Nova busca do Google
Há muito tempo, a Pesquisa do Google é o mecanismo de como todos procuramos informações sobre produtos, encontramos as notícias mais recentes e interagimos com a Internet. É, também, o mecanismo por meio do qual muitas empresas ganham dinheiro.
O novo SGE (“Search Generative Experience”) é uma versão experimental da busca que tira prioridade dos dez links azuis que definiram o Google no século 21. Em vez disso, qualquer consulta, independentemente de quão específica seja, é respondida em uma caixa verde crescente que se expande à medida que preenche a tela com a resposta.
“Agora a pesquisa faz o trabalho pesado para você”, disse Cathy Edwards, vice-presidente de engenharia do Google, durante o I/O. Ela disse que na busca que conhecemos hoje, consultas complexas precisam ser divididas em perguntas menores, nas quais você, o usuário, precisa filtrar informações por conta própria e formular a resposta em sua cabeça. O SGE pode fazer tudo isso automaticamente, permitindo até mesmo que você faça perguntas relacionadas (também chamadas de “follow-up”).
Porém…
Ao mesmo tempo, também significa não ter que visitar vários sites – cliques dos quais as páginas da web dependem. Isso tem o potencial de derrubar o modelo de negócios baseado em anúncios da Internet.
O Google é de longe o maior player de buscas online, com 93% de participação no mercado, de acordo com o Statcounter. Os mecanismos de pesquisa online também são os maiores impulsionadores do tráfego para sites, com 68% das experiências online começando em um mecanismo de pesquisa, de acordo com um relatório de 2019 da Brightedge Research.
Com o SGE, o Google está potencialmente impulsionando usuários e empresas da Internet para um novo futuro, que exigirá repensar como as informações de qualidade podem continuar a se infiltrar, ao mesmo tempo em que incentiva as pessoas a criar conteúdo com “valor real” para alimentar sua máquina de IA.
Como as inscrições para o SGE acabaram de começar, ainda não há dados para compartilhar sobre a experiência do usuário. A Microsoft, no entanto, tem coletado feedback para o Bing AI nos últimos três meses e pode fornecer uma visão sobre como consumidores podem reagir às pesquisas do Google baseadas em IA.
O feedback sobre as respostas geradas pelo novo Bing tem sido principalmente positivo, com 71% das pessoas em pré-visualização dando um sinal de positivo para as respostas com inteligência artificial. Estamos vendo um envolvimento saudável no recurso de bate-papo , com várias perguntas feitas durante uma sessão para descobrir novas informações.
Porta-voz da Microsoft
Trajetória recente da IA
No final de 2022, a OpenAI lançou o ChatGPT. De repente, todos tiveram acesso a um mecanismo com IA generativa que, aparentemente, poderia responder a qualquer pergunta. Ele é alimentado por um LLM (Grande Modelo de Linguagem), usando grandes quantidades de dados de texto para descobrir qual deve ser a próxima melhor palavra.
O poder e a facilidade do ChatGPT o ajudaram a se tornar a plataforma da Web para consumidores de mais rápido crescimento de todos os tempos. Isso levou a Microsoft a aumentar seu investimento na OpenAI e integrar a tecnologia do ChatGPT diretamente à pesquisa do Bing, no começo de 2023 – movimento que ajudou empresa a ver um aumento de 16% no tráfego.
Um dia antes de a Microsoft lançar o Bing AI, o Google anunciou seu próprio mecanismo de IA generativa: o Bard, embora tenha falhado no lançamento e perdido US$ 100 bilhões (aproximadamente R$ 500 bilhões, na cotação atual) em valor de mercado de ações no processo. Desde então, valor se recuperou para seu nível mais alto até agora em 2023.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!