quarta-feira, fevereiro 26, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioSem CategoriaÉ falso que semáforos custaram 47 milhões, afirma Prefeitura de Barra do...

É falso que semáforos custaram 47 milhões, afirma Prefeitura de Barra do Garças

Da Secom | BG

A Prefeitura de Barra do Garças vem a público esclarecer que não há irregularidades na implantação dos semáforos da cidade e que os valores divulgados, na data de ontem (24/02), foram distorcidos e descontextualizados com a finalidade de levar a população ao erro.

A verdade é que o valor global do 2º termo aditivo do contrato nº 210/2019, celebrado com a empresa Barra Luz, não diz respeito apenas aos semáforos, mas também à implantação do Centro de Controle Operacional de Trânsito, além da contratação de uma equipe técnica, composta por engenheiros, eletricistas, técnicos de eletrônica e monitoramento e outros profissionais, que serão responsáveis por fazer todo esse serviço de inteligência e monitoramento funcionar na cidade em tempo integral.

Neste aditivo também estão incluídos os custos com veículos, sensores, placas e todo o material necessário para implantação não apenas dos semáforos, mas de todo o sistema de inteligência que irá garantir que a cidade tenha um trânsito mais seguro e fluido, tanto para veículos como para pedestres.

De fato, seria absurdo aplicar 47 milhões apenas em dispositivos semafóricos. É por isso que afirmar isso é um ato irresponsável e que deturpa a realidade dos fatos, desconsiderando todos os custos de implantação do novo sistema de monitoramento e os esforços municipais para as melhorias no trânsito.

Diferente do que tem sido repercutido nas redes sociais, o montante global previsto apenas para a instalação dos semáforos inteligentes compreende o valor de 9 milhões, que começará a ser pago quando todo o sistema estiver funcionando plenamente, após todos os testes, na forma de parcelas mensais no valor de 50 mil. Tal pagamento será realizado em cerca de 15 anos.

Este novo projeto, coloca Barra do Garças em um caminho promissor para se tornar uma cidade inteligente, alinhando-se ao conceito de cidade inteligente (“Smart City”). O mesmo projeto também já foi implementado em grandes cidades como São Paulo, Palmas, Macapá, entre outras, visando oferecer uma melhor qualidade de vida para a população, promovendo mais desenvolvimento, mais segurança e reduzindo os problemas de fluidez no trânsito.

O custo desta implantação em Barra do Garças é semelhante ao das cidades citadas acima, sendo feita uma comparação proporcional ao tamanho da cidade e ao número de semáforos instalados.

O prefeito municipal, Dr. Adilson Gonçalves, solicitou na data de hoje (25/02) que as críticas feitas na Câmara de Vereadores, no último dia 24, fazendo referência a eventual malversação do dinheiro público, sejam convertidas em apontamentos claros e objetivos sobre quais são as possíveis irregularidades, bem como demais envolvidos nelas.

Com a certeza de que nada tem a esconder e de que todo o processo de implementação de monitoramento e controle de trânsito de Barra do Garças respeita rigorosamente a lei, a Prefeitura Municipal reforça o seu compromisso de transparência com a população, garantindo o acesso à informação clara, precisa e acessível, e se coloca à disposição para demais esclarecimentos.

Fonte: RDN

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS