Da Redação Avance News
A MT-170, que liga os municípios de Castanheira e Colniza, já recebeu 24 quilômetros de terraplanagem. As obras de pavimentação da rodovia estadual na região noroeste de Mato Grosso, antiga BR-174, tiveram início em abril, após o governador Mauro Mendes decretar situação de emergência em decorrência aos atoleiros.
Entre fevereiro e começo de abril diversos atoleiros foram registrados na MT-170, em especial num trecho de 120 quilômetros, entre os municípios de Castanheira e Juruena. A rodovia foi federalizada em 2008 e estadualizada na metade de 2022.
No trecho, conforme noticiado pelo Canal Rural Mato Grosso na época, chegou-se a registrar morte de animais na rodovia e um laticínio precisou jogar fora mais de 40 mil litros de leite, após o caminhão ficar quatro dias preso no atoleiro.
No dia 8 de abril o governador Mauro Mendes decretou situação de emergência na rodovia estadual. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), as obras de asfaltamento da MT-170, antiga BR-174, já começaram nos quatro lotes que foram contratados pela pasta.
Ao todo o governo de Mato Grosso irá asfaltar 271,6 quilômetros da rodovia, entre Castanheira e Colniza, passando por Juruena e Aripuanã, e construir 23 pontes de concreto.
Ainda segunda a Sinfra-MT, os quatro lotes correspondem a 176,6 km da rodovia. Os outros dois lotes estão em fase de análise e aprovação do projeto para poderem ser licitados.
Terraplanagem e abertura de estrada em andamento
A Sinfra-MT destaca ainda que desde o início das obras, após o decreto de emergência, já foram executados 24 quilômetros de terraplanagem, além de limpeza e abertura da estrada em 60 quilômetros. Também são realizadas obras sistemas de drenagem, e a expectativa é que os lotes iniciados estejam asfaltados até o fim de 2024.
Os trabalhos de limpeza e abertura, explica a pasta, é considerado fundamental para que a pista da rodovia passe a ter a largura necessária para a passagem dos veículos. A terraplanagem tem como objetivo garantir a estabilidade do terreno antes do início da pavimentação.
“O governo de Mato Grosso chamou para si a responsabilidade com a BR-174, para finalmente resolver esse problema que prejudica toda a população e o desenvolvimento da região. Agora estamos entrando no período da seca e o objetivo é avançar com as obras nos próximos meses”, pontua o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
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