Manifestantes protestam contra Elon Musk diante de concessionária Tesla na cidade californiana de Pasadena, em 8 de março de 2025
Frederic J. BROWN
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que comprará “um Tesla novo” para demonstrar apoio a seu conselheiro e proprietário da marca de automóveis elétricos, Elon Musk.
“Vou comprar um Tesla novo amanhã de manhã como demonstração de confiança e apoio a Elon Musk, um grande americano de verdade”, publicou em mensagem em sua própria rede social, Truth Social.
Na segunda-feira, em meio a uma forte queda na bolsa por causa da política tarifária de Trump, as ações da Tesla caíram mais de 15% em Wall Street.
Desde seu retorno à Casa Branca, Trump confiou ao empresário a tarefa de cortar os gastos do governo federal sob o comando do chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, em sua sigla em inglês).
Mas a controversa estratégia provocou protestos de sindicatos, funcionários públicos e cidadãos, além da rejeição de alguns legisladores e decisões judiciais contrárias.
O protagonismo de Musk na política americana parece estar afastando os investidores da Tesla, que temem uma rejeição dos consumidores devido à proximidade de seu fundador com Trump e grupos de extrema direita na Europa.
Nesta terça-feira, pouco depois da meia-noite, Trump defendeu seu aliado e assessor. O magnata destacou que Musk “está arriscando tudo para ajudar a nossa nação e está fazendo um TRABALHO FANTÁSTICO!”
“Por que ele deveria ser punido por colocar suas tremendas habilidades para trabalhar e ajudar a TORNAR OS ESTADOS UNIDOS GRANDES NOVAMENTE???”, questionou o presidente.
Trump acusou “lunáticos de esquerda radical” de tentar “boicotar ilegalmente a Tesla, uma das maiores montadoras de carros do mundo e o bebê de Elon”. Segundo o republicano, esses ataques buscam somente “prejudicar Elon e tudo pelo que ele luta”.
Musk, a pessoa mais rica do mundo, agradeceu ao presidente seu apoio em uma publicação no X.
Proprietários descontentes de veículos Tesla chegaram a colar adesivos nos para-choques destacando que os compraram “antes que Elon ficasse louco”.
Embora Musk conte com a confiança total de Trump, as pesquisas mostram que o bilionário da tecnologia é profundamente impopular entre os cidadãos americanos comuns e seus cortes orçamentários já provocam choques furiosos entre os legisladores e políticos republicanos com seus eleitores em diversos estados.
A Tesla também viu suas vendas caírem em toda a Europa nas últimas semanas, após o controverso apoio de Musk a grupos de extrema direita. Sobretudo na Alemanha, onde expressou apoio à AfD durante a recente campanha eleitoral desse país.