Da Redação AvanceNews
Barra do Garças voltou a ser destaque no cenário esportivo nacional, neste fim de semana, durante o Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, realizado em Bragança Paulista (SP). Os atletas da Barra do Garças Associação de Atletismo (BGAAT) brilharam com conquistas expressivas: foram três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, além de excelentes desempenhos em outras colocações.
O grande nome da competição foi o fundista Jânio Varjão, que conquistou um feito histórico ao vencer as provas dos 1500m (3:49.21), 5000m (14:59.05) e 10000m (31:32.76), garantindo três medalhas de ouro e reforçando sua posição entre os principais nomes da nova geração do atletismo brasileiro.
Mas o brilho da delegação barra-garcense foi coletivo. Outros atletas também subiram ao pódio e conquistaram resultados de destaque: Francielly da Silva Marcondes – 3ª colocada nos 10000m (38:43.65) e 5ª colocada nos 5000m (18:57.16); Stela Alcedina da Silva Liberato – 2ª colocada nos 5000m (18:01.73) e 4ª nos 10000m; João Pedro Alves – 6º colocado nos 10000m (33:47.80) e Kaua Porfírio Machado – 16º colocado nos 5000m (16:55.88).
Todos os atletas integram o programa Bolsa Atleta Estadual, do Governo de Mato Grosso, uma importante política pública de incentivo ao esporte, que tem sido essencial para o fortalecimento do atletismo de base e de alto rendimento no estado.
O técnico da equipe, Professor Sivirino Santos, reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho com o esporte, comemorou os resultados e reforçou a importância do apoio institucional.
“Esses resultados são frutos de um trabalho coletivo, sério e comprometido. Cada atleta deu o seu melhor, e isso mostra que estamos no caminho certo. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao secretário estadual de Esporte e Lazer David Moura e ao programa Bolsa Olímpica e Bolsa Atleta, que têm sido fundamentais para que nossos jovens tenham condições de competir em alto nível. Essa conquista é também da cidade de Barra do Garças, que abraça o esporte como ferramenta de transformação social”, afirmou o treinador.
Após as provas, o campeão Jânio Varjão falou sobre o momento especial vivido. “É um sentimento indescritível. Cada medalha representa muito treino, esforço e dedicação. Agradeço ao Professor Sivirino, que é como um pai para nós, e ao apoio que temos recebido do Governo do Estado. Seguimos firmes porque esse é só o começo”, declarou o atleta.
E a caminhada de Jânio continuará entre os dias 25 e 27 de abril, quando ele representará o Brasil no 54º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, na cidade de Mar del Plata (Argentina), onde disputará a prova dos 5000m. A competição também servirá como classificatória para o Campeonato Mundial, que será realizado em Tóquio (Japão).