Da Redação Avance News
Os preços dos produtos mais procurados na semana da Páscoa no país tiveram, na média, queda de 0,43% em comparação ao mesmo período do ano passado. Na Páscoa de 2024, em relação ao feriado de 2023, houve elevação de 20,2%.
Os dados, divulgados nesta segunda-feira (14), foram levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dos 11 produtos analisados, seis tiveram alta, e cinco, queda. A diminuição foi verificada nos seguintes itens:
- Batata-inglesa (-40,5%);
- Cebola (-37,6%);
- Tomate (-7,6%);
- Arroz (-4,1%); e
- Pescados (-0,2%)
Já as elevações ocorreram nesses produtos:
- Azeite de oliva (12,6%);
- Ovo de galinha (13,2%);
- Azeitona (13,2%);
- Chocolate e achocolatado em pó (15,1%);
- Chocolate em barra e bombom (18,5%); e
- Alho (26,3%)
“O aumento dos chocolates acontece, dentre outros fatores, por causa da quebra na safra dos grandes players do produto no mercado internacional, como é o caso de Gana, na África. Por isso, o item disparou em nível mundial”, contextualiza a FecomercioSP, em nota.
As estimativas da entidade para as vendas na data são positivas. A projeção indica que os supermercados devem faturar 5% a mais em abril, no estado de São Paulo, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
“Entra nessa conta não apenas a Páscoa, mas a conjuntura marcada pelo mercado de trabalho aquecido, o crescimento da renda e a disponibilidade de crédito.”