quarta-feira, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeÚltimas NotíciasCármen Lúcia e Nunes Marques são empossados como vice-presidente e membro efetivo...

Cármen Lúcia e Nunes Marques são empossados como vice-presidente e membro efetivo do TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques foi empossado, nesta quinta-feira (25), como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mesma sessão, a ministra do STF Cármen Lúcia foi eleita e empossada para o cargo de vice-presidente do TSE.

Ambos foram empossados pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, que permanece no cargo.

As mudanças na Corte acontecem a partir da aposentadoria, em abril deste ano, do ministro Ricardo Lewandowski, que era membro efetivo e vice-presidente do TSE.

Para a vaga de membro efetivo, Nunes recebeu nove votos, André Mendonça, um. Nesse tipo de votação, é praxe que o substituto seja referendado como titular. Também é tradição que ele não vote em si mesmo.

Ministro Kassio Nunes Marques lê juramento ao ser empossado membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao lado do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.
Ministro Kassio Nunes Marques lê juramento ao ser empossado membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao lado do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes. / Reprodução

O ministro Nunes Marques era substituto no TSE desde agosto de 2021, e já havia assumido o lugar deixado por Lewandowski, mas ainda não como titular. O regimento interno do TSE estabelece que, na falta de um integrante titular, “será convocado o respectivo substituto, segundo a ordem de antiguidade no Tribunal”.

A eleição de Cármen Lúcia aconteceu imediatamente após a posse de Nunes Marques, em uma eleição com urna eletrônica. O boletim de urna indicou que a ministra recebeu seis votos para o cargo, e o ministro Nunes Marques, um voto.

Mais informações em instantes

Resultado da eleição para o cargo de vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Resultado da eleição para o cargo de vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). / Reprodução

Fonte: CNN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS