O navio de reconhecimento russo Ivan Khurs foi aparentemente atingido por uma embarcação de superfície não tripulada no Mar Negro, como mostra um novo vídeo, contestando uma reivindicação de Moscou, que disse na quarta-feira (24) ter conseguido impedir um ataque ucraniano à embarcação.
Imagens compartilhadas pelo Ministério da Defesa ucraniano nas redes sociais na quinta-feira (25) e analisadas pela CNN pareciam mostrar os momentos antes do impacto.
O vídeo é filmado de uma câmera colocada na embarcação de superfície. Ele mostra a embarcação se aproximando de uma nave maior em alta velocidade.
A análise da CNN determinou que o navio provavelmente é o Ivan Khurs. Também mostra a ponta da embarcação de superfície não tripulada, semelhante às embarcações de superfície não tripuladas vistas no vídeo postado pelo Ministério da Defesa da Rússia na quinta-feira.
A alimentação é cortada quando a embarcação chega a alguns metros do navio.
“Quando o navio de reconhecimento russo ‘Ivan Khurs’ encontrou um drone ucraniano”, disse o Ministério da Defesa ucraniano em um tweet. “De fato, um encontro perfeito!”
When the russian reconnaissance ship “Ivan Khurs” met a Ukrainian drone.
Indeed, a perfect match! pic.twitter.com/mW3clD0vHh— Defense of Ukraine (@DefenceU) May 25, 2023
Antecedentes
Na quarta-feira (24), o ministério da defesa russo reconheceu o ataque ao Ivan Khurs, mas disse que todas as embarcações de superfície não conseguiram atingir o navio.
“Hoje, às 5h30, as forças armadas da Ucrânia fizeram uma tentativa frustrada de atacar o navio Ivan Khurs da Frota do Mar Negro com três lanchas não tripuladas”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov.
“Todos os barcos inimigos foram destruídos pelo fogo do armamento padrão de um navio russo a 140 quilômetros a nordeste do Bósforo.”
O Ministério da Defesa da Rússia também compartilhou imagens que parecem mostrar uma das embarcações de superfície explodindo ao ser atingida por tiros.
“O navio ‘Ivan Khurs’ da Frota do Mar Negro continua cumprindo suas tarefas”, acrescentou Konashenkov.
Não está claro o que aconteceu depois que o navio de superfície aparentemente atingiu o Ivan Khurs e como o navio de reconhecimento pode ter sido danificado durante o ataque.
A CNN procurou fontes ucranianas para obter detalhes adicionais, mas ainda não obteve resposta.