O prefeito Miguel Vaz esteve em Cuiabá, nesta quinta-feira (25), para participar de um encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o governador do Estado, Mauro Mendes. Na ocasião, o gestor municipal entregou ao representante do MEC o ofício e projeto de criação do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde.
Durante a reunião, Camilo Santana reafirmou o compromisso com os municípios de Mato Grosso para a construção e ampliação de campi e institutos federais, logo após a retomada das obras paralisadas do Ministério da Educação (MEC).
“Nós queremos fazer muitas parcerias na área da educação com o Estado e com os Municípios. Há um planejamento em construção no MEC para a construção e ampliação de campi”, comenta o ministro.
“Essa foi uma grande oportunidade para entregar a ele o projeto de implantação do campus em nosso município. Essa nossa proposta foi bem acolhida pelo ministro, com o apoio de toda bancada federal dos 3 senadores. Então, esse é um momento de comemoração e de grande avanço”, destaca o prefeito Miguel Vaz.
Para o reitor da UFMT, Evandro Soares, a reunião trouxe boas perspectivas. “Esse é um momento muito importante em que o próprio ministro se comprometeu em dar todo o apoio viabilizar, politicamente, tudo que for possível, inclusive com recursos, para a implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde, que é um campus diferente no ponto de vista do planejamento. Esse é um desejo da população e da Prefeitura, através do Miguel”, comenta o reitor.
A busca pela implantação da universidade federal no município luverdense começou em 2011 a partir do Projeto de Lei do então deputado estadual, Wellington Fagundes.
De lá para cá, teve a criação da comissão de implantação, visitas à Brasília, à reitoria da UFMT e o envio de novos ofícios. Após a devolutiva negativa do MEC do Ofício nº 326/2020, houve a necessidade da elaboração de uma nova proposta de criação do campus.
O documento foi elaborado e entregue pela UFMT ao Município em setembro de 2022.
Em abril deste ano, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde sancionou a Lei nº 3.499/2023 que regulamenta o recebimento de um terreno, doado pela família Ferrarin para a contração da universidade federal.
“Agora é aguardar o sinal verde para começar a implantação do campus e dos 5 primeiros cursos em nossa cidade”, conclui o prefeito Miguel Vaz.