segunda-feira, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosFrente fria se alastra e leva temporais a áreas produtoras de soja

Frente fria se alastra e leva temporais a áreas produtoras de soja

Da Redação Avance News

A colheita da safra 22/23 de soja já foi praticamente toda encerrada no Brasil. Contudo, o produtor deve ficar atento ao clima para escoar a sua produção e planejar a instalação de uma segunda safra. Uma frente fria, seguida por temporais, pode atrapalhar os trabalhos em algumas regiões. Vale a pena ficar atento.

Veja a previsão do tempo para o próximo sábado, domingo e segunda-feira. Nas imagens abaixo, também é possível ver o mapa de chuva com a milimetragem de chuva aguardada para cada região. Confira:

Sul

Região Sul

Imagens: X Weather

Uma frente fria deve avançar sobre a região Sul, levando chuvas para todas as localidades. Não se descarta a possibilidade de temporais com fortes rajadas de vento durante a passagem do sistema no final de semana. O volume varia entre 20 mm e 100 mm, principalmente no sul de Santa Catarina.

Após as precipitações, ganha espaço um ar mais frio e seco que deve predominar na região até o próximo final de semana. As temperaturas mínimas nas áreas de baixada devem girar em torno dos 10ºC, sem risco para geada.

A colheita de soja no Paraná já foi finalizada, ao passo que em Santa Catarina está em 96% e em 93% no Rio Grande do Sul. Após a passagem da frente fria, a finalização das operações em campo deve seguir normalmente.

São Gabriel (RS)

Sábado: temperatura máxima: 20ºC / mínima: 14ºC / Chuva
Domingo: 17ºC / 11ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 19ºC / 9ºC / Sol entre nuvens

 

Sudeste

Região Sudeste

A frente fria que avança sobre a Região Sul do país deve chegar no Sudeste no início da próxima semana. Volta a chover em São Paulo, com acumulados que podem chegar até 60 mm nas áreas de fronteira com o Paraná, precipitação essa que ajuda a manter a umidade no solo, visto que boa parte da região centro-oeste paulista já vinha sofrendo com a falta de chuvas.

Em São Paulo a colheita da soja já foi finalizada e, apesar dos problemas climáticos ocorridos no início do ciclo, como excesso de chuvas e baixas temperaturas, a produtividade média indicada até o momento foi de 3.787 kg/ha (63,1 sacas), recorde da série histórica, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Quanto à Minas Gerais, o ciclo da cultura já está praticamente encerrado. Apesar do atraso no início da semeadura devido à ocorrência de um veranico em outubro, as condições climáticas foram bastante satisfatórias em todas as regiões produtoras.

Itapetininga (SP)

Sábado: temperatura máxima: 27º C / mínima: 11º C / Sol entre nuvens
Domingo: 23ºC / 13ºC / Nublado
Segunda: 19ºC / 13ºC / Chuva

 

Centro-Oeste

região centro-oeste

Volta a chover em Mato Grosso do Sul, com um acumulado que pode chegar aos 100 mm no sul do estado, o que contribui para a manutenção da umidade do solo. No entanto, ao mesmo tempo, pode causar transtorno nos trabalhos em campo de forma pontual.

O tempo deve seguir firme em boa parte de Mato Grosso e Goiás nos próximos dias, favorecendo as operações em campo. A colheita da soja foi concluída em toda a região.

Uma atualização sobre as produtividades médias obtidas no sudoeste goiano mostrou uma queda de 2% em relação ao último levantamento, segundo a Conab.

Os fatores que contribuem para essa redução incluem a baixa luminosidade entre janeiro e fevereiro, quando muitas lavouras estavam em enchimento de grãos.

Sorriso (MT)

Sábado: temperatura máxima: 34ºC / mínima: 21ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 34ºC / 21ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 33ºC / 20ºC / Sol entre nuvens

 

Nordeste

região nordeste

Chuvas devem se concentrar no centro-norte do Maranhão, com volumes previstos na casa dos 60 mm em alguns pontos em verde no mapa acima.

Também deve chover em boa parte da faixa litorânea, com acumulados de até 20 mm. Contudo, situação de estiagem persiste no interior da região, sem previsão de chuva para os próximos dias. A colheita da soja está sendo finalizada no centro e oeste do estado.

Já nas regiões do Baixo Parnaíba, de Coelho Neto e de Chapadinha, no leste maranhense, os trabalhos ainda estão em andamento.

Na Bahia, as lavouras estão finalizando o ciclo produtivo, com a maior parte das áreas colhidas. A soja apresenta boa qualidade e os rendimentos indicam que a safra terá recorde de produtividade.

Balsas (MA)

Sábado: temperatura máxima: 33ºC / mínima: 23ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 34ºC / 23ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 34ºC / 23ºC / Sol entre nuvens

 

Norte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua sobre a faixa norte da região levando chuvas principalmente para Roraima e extremo noroeste do Pará com volumes que podem chegar aos 150 mm no decorrer dos próximos dias.

Tempo mais firme somente em Rondônia e centro-sul do Tocantins. No Acre, a cultura se encontra com 98% de áreas colhidas e devido ao alto volume pluviométrico no início da safra, houve atraso no plantio em algumas áreas. As chuvas na região devem persistir nos próximos dias causando transtornos nas operações em campo nesta reta final.



Fonte: Canal Rural

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS