A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência Pedagógica em parceria com a Superintendência de Esporte e Lazer está promovendo a formação teórico-prática “Escola do Movimento: A Importância do Esporte na Infância”.
A formação está acontecendo nas escolas de ensino básico da rede municipal que receberam os materiais esportivos do Programa Cultivar, numa proposta de integração curricular para uso qualificado dos materiais, sobretudo nas aulas de educação física, componente de ensino previsto na matriz curricular do Ensino Fundamental.
De acordo com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, esse programa tem o objetivo de equipar as escolas com ferramentas didáticas e pedagógicas para o ensino e a aprendizagem do esporte educacional. Desenvolvendo os aspectos físico, intelectual, social e emocional do aluno.
“A proposta da oficina na escola, tem proporcionado a vivência aos professores pedagogos o contato com as modalidades esportivas como: vôlei, basquete, futsal, hóquei, badminton. Está sendo significativo os momentos das oficinas, tendo em vista, que alguns desses esportes não fazem parte do nosso cotidiano, e com isso ampliamos os conhecimentos e o contato dos nossos alunos com esportes muitas vezes vistos apenas pela televisão como o caso do hóquei e o badminton” explicou Luz Marina.
“A Escola do Movimento consiste em oferecer às escolas a possibilidade de trabalhar a Educação Física e a cultura do movimento, de forma inclusiva, fomentando o gosto pelo esporte” completou.
As 20 unidades escolares contempladas com a formação são as EMEBs: Eunice César, Emanuel Benedito, Salustio Areias, Napoleão José, Nair de Oliveira, Air Addor, Faustino Antonio da Silva, Ednilson Kolling, Júlio Corrêa, Aristides Pompeo de Campos, Ângela Jardim, Honorato Pedroso de Barros, Rita Auxiliadora, Dep. Ary Leite, Maria das Graças Pinto, Padre Luiz Maria Ghisoni, Antonio Gomes da Cruz, Salvelina Ferreira da Silva e Heróclito Monteiro.