Lewis Hamilton no escondeu a decepo com seu prprio desempenho durante o final de semana do GP da Arbia Saudita, quando fez o oitavo melhor tempo no sbado e terminou a corrida em quinto no domingo (26). O heptacampeo acredita que, mesmo que a Mercedes melhore o desempenho geral do carro, existe uma particularidade do W14 que no se encaixa com o estilo dele.
“Falta muito para ns em termos de presso aerodinmica. Precisamos gerar mais presso aerodinmica principalmente na traseira. Quanto mais presso aerodinmica na traseira, mais estvel ela fica, e mais confiana eu terei para atacar”, explicou o piloto britnico.
De fato, ao tentar deixar a traseira do carro mais estvel para ficar mais confortvel, Hamilton acabou indo em direo diferente na configurao do carro em relao ao companheiro George Russell, e depois reconheceu ter errado na sua abordagem.
Ele acabou tirando a carga da frente do carro, e isso dificultou o aquecimento dos pneus dianteiros. E explica por que o heptacampeo teve muita dificuldade especialmente em uma volta lanada na classificao. Com a sequncia de voltas na corrida, esse tipo de problema no costuma afetar tanto o ritmo no domingo e, de fato, a performance de Hamilton foi equivalente de Russell. “Ainda no estou confortvel na corrida tambm, mas estou trabalhando com o que tenho”.
Mas os problemas de Hamilton com o W14 no param por a. “Mesmo se a gente mudar isso, h uma coisa especfica que eu nunca tive antes. algo diferente dos carros dos anos anteriores e que est me deixando desconfortvel. Temos de trabalhar duro para nos certificar de que isso seja mudado.”
O chefe da equipe, Toto Wolff, disse que o time j sabe qual o problema identificado por Hamilton, mas admitiu que “no h uma cura imediata para isso”.
Hamilton foi mais veloz que Russell na classificao e na corrida na primeira etapa, no Bahrein, mas trata-se de uma pista bastante especfica por conta do asfalto muito abrasivo, e da a preocupao do heptacampeo para o restante da temporada. “Vai ser um sobe e desce nas trs primeiras corridas”, disse ele, referindo-se ao GP da Austrlia, que ser disputado j neste final de semana. “E tomara que tenhamos novidades no carro o quanto antes para tentar chegar na Aston Martin”.
Mais confortvel no carro, Russell mais otimista. Ele se empolgou aps ser o quinto mais rpido na classificao, dizendo que o time conseguiu “mais performance em duas semanas do que em um ms” e afirmou ter gostado de pilotar o carro durante a corrida.
“Eu estava me divertindo, acredito que podemos tirar mais performance do carro nas prximas corridas.
Por enquanto, isso o que resta Mercedes, que tomou a deciso, na semana aps o GP do Bahrein, de mudar radicalmente o carro, desistindo do caminho que vinha seguindo desde o incio de 2022. Mas as novas peas ainda vo levar semanas para ficar prontas. O mais provvel que o carro s mude de forma significativa em maio.