Da Redação Avance News
Em uma iniciativa para dar visibilidade e valorizar a atividade leiteira, o estado do Paraná lançou na quinta-feira (1º), Dia Mundial do Leite, o concurso para eleger os melhores queijos produzidos na região. A primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, idealizada pela Federação da Agricultura do estado, contou com a participação de mais de 300 produtores, competindo em dezesseis categorias de queijos.
Os jurados avaliaram os produtos com base em critérios técnicos e sensoriais. Alexandre Felipe Galo, que recentemente assumiu a gestão da produção colonial dos pais e expandiu para uma agroindústria, comemorou a conquista do selo SUSAF, que permite a venda dos produtos em todo o estado. “Agora assumi a responsabilidade do laticínio e estamos buscando ampliar nosso mercado e tornar o queijo reconhecido”, afirmou.
O Paraná produz cerca de 4,5 bilhões de litros de leite por ano, o que equivale a aproximadamente 12 milhões de litros por dia. Deste volume, cinco milhões são destinados à produção de queijo. Com o concurso, o objetivo é aumentar a visibilidade desses produtos, que agregam valor à atividade leiteira. “No estado do Paraná, produzimos de 500 a 600 toneladas de queijo por dia em pequenas, médias e grandes queijarias. É justo que façamos uma promoção para que nossos queijos sejam mais conhecidos e tenham reconhecimento de qualidade”, explicou Caroline Marques da Silva, coordenadora estadual de agroindústria Instituto de Desenvolvimento Rural do estado.
Mais de 200 produtores da agricultura familiar foram capacitados pelo instituto, e cerca de 100 famílias participaram do concurso. A capacitação abrangeu desde a alimentação animal até a gestão financeira, tecnologia de produção e colocação dos produtos no mercado. A alimentação dos animais, por exemplo, pode influenciar no aroma e no sabor do queijo, por isso os produtores receberam orientações sobre como personalizar seus produtos.
Após diversas avaliações, o queijo vencedor do Paraná foi o parmesão da Frimesa, produzido na cidade de Marechal Cândido Rondon. Além do prêmio principal, o concurso também premiou outros 98 participantes nas categorias bronze, prata, ouro e superouro. O evento ainda realizou um sorteio de uma viagem para a França, sendo o ganhador representante dos produtores das cidades de Cantagalo e Nova Laranjeiras.
“A premiação agrega um valor significativo e traz credibilidade. Estamos muito felizes e desejamos que a viagem para a França seja um sucesso”, concluiu Roberto Carlos de Oliveira, presidente Associação dos Produtores de Queijo e Derivados de Leite da Região Centro do Paraná (Aproleq).
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.