Um levantamento mensal da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) apontou que 2,7 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil nos quatro primeiros meses de 2023.
Esse número representa 75% dos 3,6 milhões de visitantes internacionais que entraram no país durante todo o ano de 2022.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou os número do primeiro quadrimestre, e afirmou que eles apontam para a recuperação do turismo brasileiro.
“Herdamos um país que estava entre os piores do mundo nos patamares de retomada do turismo internacional pós-pandemia, atrás da média de nosso continente, e nossa meta para esse ano é retomar a média histórica de cerca de 6 milhões de turistas que nos visitavam a cada ano. Isso vai nos dar condições de gerar milhares de empregos neste ano”, disse Freixo.
De acordo com o Relatório Anual de Impacto Econômico, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, a expectativa para 2023 é que a participação do turismo na economia brasileira atingirá um total de 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, com receita de US$ 145,7 bilhões na economia nacional e gerando 8 milhões de empregos.
O bom desempenho das viagens internacionais para o Brasil foi impulsionada pela visita de argentinos, com 1,2 milhão de visitantes entre janeiro e abril deste ano, aumento de 166% em relação ao ano passado.
Estados Unidos, Paraguai, Chile, Uruguai, Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália também estão no top-10 de turistas que visitaram o Brasil neste ano.