domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeSaúdeAnvisa aprova primeira injeção para prevenção do HIV

Anvisa aprova primeira injeção para prevenção do HIV

Remédio promete ser mais eficaz que coquetéis distribuídos atualmente pelo SUS
shutterstock

Remédio promete ser mais eficaz que coquetéis distribuídos atualmente pelo SUS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana um medicamento injetável para prevenção do vírus HIV no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 5 de junho, mas foi divulgado apenas neste sábado (10).

O cabotegravir é um medicamento de prevenção ao vírus, que poderá ser aplicado bimestralmente. O remédio foi aprovado em 2021 pelo FDA, agência reguladora nos Estados Unidos.

A comercialização do medicamento será feita pela farmacêutica GSK, do Reino Unido. Ainda não há data para o início da distribuição do produto no Brasil.

Em 2022, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou estudos para implementar o medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o tratamento para o vírus é feito via coquetel Truvada, que é a junção dos medicamentos Tenofovir e Entricitabina.

Segundo as autoridades britânicas, o medicamento é mais eficaz que os comprimidos comercializados em hospitais. A injeção ainda terá ação prolongada e com efeitos a médio e longo prazo.

Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS