A Secretaria de Saúde de Campinas
confirmou nesta quinta-feira (15) que a causa da morte de uma adolescente de 16 anos na última terça (13) foi de febre maculosa
. Com isso, o total de mortes na cidade do interior de São Paulo
chega a quatro. Todas as elas foram infectadas no mesmo local, na Fazenda Santa Margarida
, no dia em 27 de maio.
Ainda, na tarde de ontem (14), a Secretaria de Saúde foi notificada de mais um caso suspeito de febre maculosa, totalizando seis registros no total, entre confirmados e suspeitas.
Os dois outros casos em investigação são mulheres que também frequentaram a Fazenda Santa Margarida. Uma delas, de 40 anos, esteve no local na mesma data das outras vítimas. A outra, de 38 anos, esteve na fazenda no dia 3 de junho. Ambas estão internadas.
As primeiras vítimas foram um casal de namorados, uma mulher de 36 anos e um homem de 42 anos. As outras são também mulheres, uma de 28 e uma adolescente de 16 anos, que era considerado um caso suspeito.
Os três adultos morreram no dia 8 de junho e a adolescente, que estava internada em um hospital da região, faleceu na noite de terça-feira (13).
Em nota, a prefeitura de Campinas diz que, após a confirmação dos casos, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) do município promoveu diversas ações de prevenção e informação sobre a doença.
“Os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico”, diz nota.