Demissexual, sapiossexual e, agora, ecossexual. Os termos podem parecer novidade para alguns, mas eles têm sido cada vez mais comentados na internet a medida que famosos levantam as suas bandeiras.
Dentre as celebridades, o ator Sérgio Marone, de 42 anos, revelou recentemente se identificar como ecossexual. Mas, ao contrário de outras orientações, ecossexual não diz respeito à atração física, mas a conexão com o planeta.
“É sobre se reconectar com a natureza. É justamente ter uma identificação com esse paraíso e tudo que ele nos proporciona”, afirmou ao portal “Terra”.
“Quando ouvi esse termo a primeira vez achei tão interessante. São pessoas que têm uma relação de amor com o planeta e eu me reconheço total com isso”.
Origem e celebração
O termo ecossexual, criado pelo casal de artistas americanas Annie Sprinkle e Beth Stephens, surgiu a partir do movimento de exaltação e cuidado com o planeta através da atração, não necessariamente sexual, mas também ideológica.
Em entrevista à CNN, Beth Stephens afirmou que o movimento surge “mais do que um recurso [de proteção ambiental]”. “Estamos realmente tentando mudar as lentes pelas quais as pessoas veem a Terra. Queremos que as pessoas vejam a Terra como uma fonte de prazer na vida e na saúde. Estamos realmente interconectados”.
Juntas há mais de 20 anos, Annie e Beth realizam periodicamente cerimônias para reforçar os laços com a Terra, a Lua e a neve, entre outras entidades naturais. Elas chegaram, ainda, a “casar” com o mar, em Veneza, e com o céu, em Oxford, no Reino Unido.