Da Redação Avance News
O CEO da JBS no Brasil, Gilberto Xandó, e o presidente da Friboi, Renato Costa, foram recebidos pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; e pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
O assunto do encontro foi a reconstrução e ampliação da unidade frigorífica no município de Diamantino, na região centro-sul do estado. O grupo investirá 800 milhões de reais em recursos próprios na modernização da fábrica.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e o vice-governador, Otaviano Piveta.
“O Mato Grosso é o exemplo do agronegócio para o Brasil, e para a JBS é muito relevante. Empregamos aqui no estado mais de 10 mil colaboradores diretamente, então é muito significativo. Foi uma reunião muito proveitosa e aguardamos os próximos dias para poder concluir nossos planos de elaboração e colocar a planta em pé novamente”, afirmou Gilberto Xandó.
O frigorífico de Diamantino sempre foi tido como referência dentro do grupo JBS/Friboi, não só pela estrutura, mas também pela capacidade de abate de até 1.600 cabeças de gado por dia.
No entanto, no último dia 11 de junho, um incêndio destruiu aproximadamente 70% das instalações. A reconstrução agora será acompanhada de uma ampliação que praticamente dobrará a capacidade da fábrica.
Maior planta da América Latina
De acordo com o presidente da Friboi, depois de reconstruída, a unidade será a maior planta frigorífica da América Latina.
Um dos impactos imediatos será na mão de obra local, com a oferta de 3 mil vagas de empregos diretos e outras 3 mil indiretas. Apesar de não haver uma data fixa, a intenção do grupo é iniciar os abates no final deste ano.
“Teremos uma capacidade de três mil e seiscentos bois por dia, tentando verticalizar ao máximo a produção e trazer o que há de mais moderno em equipamentos e toda estrutura para trazer para Mato Grosso o que Mato Grosso representa não só no Brasil, mas no mundo. Estamos bastante satisfeitos, apesar da tragédia, em poder fazer um investimento robusto dentro do estado. Estamos bastante otimistas”, declarou Renato Costa.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou a importância do plano de retomada apresentado pela empresa, com investimentos e possíveis ampliações. Ele enfatizou a colaboração do governo no sentido de agilizar a retomada da atividade econômica na região, envolvendo grandes pecuaristas, médios e pequenos, e preservando os empregos importantes para a cidade e a região.