Premiadas através de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite a realização de um diagnóstico da educação básica de Mato Grosso.
Na noite de ontem (21), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed) realizou uma cerimônia em homenagem as escolas vencedoras da 2ª edição do Prêmio Educa MT. As escolas receberam as premiações no último dia 06 de junho, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
Em Sorriso, a solenidade aconteceu no Auditório Magessi, no Centro de Eventos Ari José Riedi e contou com a presença das equipes gestoras, professores e funcionários das unidades escolares, profissionais da educação da SEMED, vereadores, vice-prefeito Gerson Bicego, Promotora Maysa Fidélis, secretária de Educação Lúcia Korbes Drechsler, Wallace Santos Vieira- Articulador Geral do Programa Educa MT, primeira-dama e secretária de Assistência Social Jucelia Ferro, Prefeito Ari Lafin e demais autoridades.
“Mostra que a gestão está no caminho certo, está focada na qualidade do ensino, e principalmente visando metas mais altas para os próximos anos. Estamos orgulhos com a premiação, merecida. Nós sempre estivemos muito próximos da educação de Sorriso, ouvindo os professores, vendo as necessidades das escolas e as nossas demandas são quase todas resolvidas através da secretária Lúcia, que se empenha e se dedica nesse trabalho frente a Educação. Trabalho coletivo de respeito a todos.” Ressaltou a promotora Maysa Fidélis.
O município de Sorriso foi reconhecimento e premiado através de nove escolas que melhor se destacaram nos quesitos: desempenho, crescimento e equidade. Os excelentes resultados foram conquistados através das escolas Primavera, Escola Papa João Paulo II, Escola Professora Ivete Lourdes Arenhardt, Escola Valter Leite Pereira, Escola Gente Sabida, Escola Matilde Luiza Zanatta Gomes, Escola Leôncio Pinheiro da Silva, Escola Boa Esperança Professora Millene Simionato e Escola Caravágio.
Para Daniele Regiane Peters Rocha, diretora da Escola Municipal Boa Esperança, o ensino de Sorriso é um trabalho em rede, o que é trabalhado na sede, também é trabalhado nas escolas dos distritos. Para ela, o prêmio é motivo de muito orgulho para toda a comunidade escolar e para os pais. Nós trabalhamos com uma equipe muito comprometida e dedicada em alcançar resultados na aprendizagem dos alunos e isso é motivo de muita alegria. Esse reconhecimento nos impulsiona ainda mais como educadores em oferecer educação digna aos nossos alunos. Somos muito gratos a secretária Lúcia, através da SEMED, por nos proporcionar melhorias nas unidades e melhores condições de trabalho” pontuou.
Os bons índices do Município, foram obtidos através da avaliação somativa do ano base de 2022, que teve a participação das escolas municipais de Sorriso. De 1.023 escolas, dos 141 municípios de Mato Grosso, a Capital Nacional do Agronegócio, foi uma das premiadas no Alfabetiza MT por alcançar a alfabetização na idade certa, ou seja, toda criança precisa estar alfabetizada até o final do segundo ano, do ensino fundamental, anos iniciais.
“Nós hoje estamos comemorando e parabenizando a todos que compõe a comunidade escolar e lógico, aos alunos, pela dedicação e comprometimento com os estudos. Isso é motivo de muita alegria e satisfação para todos nós. Parabenizo também a secretária Lúcia que nunca mediu esforços para oferecer o que há de melhor para a educação sorrisense” disse o prefeito Ari Lafin.
As avaliações somativas tem o objetivo de fornecer dados para criar índices e metas que subsidiam no cálculo do ICMS/EDUCAÇÃO, onde teve como o 1º lugar na arrecadação de ICMS/Educação do Estado, o município de Sorriso. As avaliações foram realizadas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – CAED- da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que tem o objetivo de monitorar, nortear as escolas, e premiar escolas que apresentam resultados positivos na educação das redes municipais de ensino do Estado de Mato Grosso.
“Esse prêmio tem uma relevância muito grande para a educação de MT, que demonstra a parceria que está sendo feita entre o governo do Estado e os municípios através do Alfabetiza MT e de outros programas de regime de colaboração, mostra o engajamento da secretaria de Educação de Sorriso, no desenvolvimento e nas práticas dos programas na busca da alfabetização na idade certa” pontuou Wallace Santos Vieira- Articulador Geral do Programa Educa MT.
Entre os municípios do Mato Grosso, Sorriso alcançou excelentes índices educacionais através das Escolas Municipais PRIMAVERA, PAPA JOÃO PAULO II e PROFESSORA IVETE LOURDES ARENHARDT no “PRÊMIO TOP 10” de melhores escolas de Mato Grosso.
“Esse prêmio significa muito para Sorriso, principalmente para as escolas, para os professores, para a equipe da Secretaria de Educação, os formadores do CEMFOR, CEMAIS, do Fortalecendo Sonhos e a todos que compõem a educação de Sorriso. Uma vez que todos trabalham muito forte pelo direito de aprender dos nossos alunos e quando recebemos a notícia de que Sorriso é destaque entre mais de mil escolas, com nove premiadas de Sorriso e entre elas três fazem parte das dez melhores do Mato Grosso, não tem como não nos emocionar, motivo de muito orgulho dos nossos professores e das equipes envolvidas na educação em Sorriso. Isso é fruto de muito trabalho, de avaliações diagnósticas, refletindo com ações estratégicas que possam fazer com que as crianças sejam vistas individualmente para que cada uma possa ser ajudada da maneira como sua dificuldade é apresentada”, frisou a secretária de Educação Lúcia Drechsler.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT