Os times da NBA já tem novos atletas para a temporada 2023/2024. Nesta quinta (23), o Draft contou com 58 escolhas.
O primeiro a ser escolhido não foi uma grande surpresa: o francês Victor Wembanyama. Considerado uma grande promessa do basquete, ele foi contratado pelo San Antonio Spurs. Wembanyama tem 2,20 metros, 19 anos e é um pivô dominante na defesa com boa capacidade de drible.
O ala Brandon Miller foi escolhido pelo Charlotte Hornets, na segunda opção. A terceira escolha foi do Portland Trail Blazers, que “draftou” o armador Scoot Henderson. Confira as demais escolhas de talentos da NBA:
O ala-pivô Márcio Santos, que jogou no Franca Basquete, e Vinicius da Silva, com atuação no time espanhol Sant Antoni, se inscreveram para o Draft 2023 e participaram de treinos na NBA, mas não foram escolhidos pelos times da liga.
A previsão de início da próxima temporada é outubro. O atual campeão é o Denver Nuggets, do astro Nikola Jokic.
O que é o Draft?
O Draft é um processo de escolha de atletas jovens e amadores para os times da liga americana profissional de basquete, a NBA. Os atletas são inscritos para o Draft e, depois, são analisados pelos times. É preciso ter mais de 19 anos. É comum a participação de jogadores que estão nas universidades americanas. Estrangeiros também podem concorrer.
Para garantir igualdade entre os clubes, os times com as piores campanhas e eliminados dos playoffs tem preferência nas escolhas. A ordem dos 14 primeiros clubes do Draft é determinada por uma loteria, os demais são organizados segundo a campanha na competição. São, ao todo, 30 times na liga. Uma vez escolhido, o atleta assina contrato com o clube.