Da Redação Avance News
Sigla para Brazilian Meteor Observation Network (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), a BRAMON é uma organização formada por astrônomos amadores e profissionais cuja missão é desenvolver, promover e disseminar ciência e tecnologia – especialmente, o estudo de meteoros: as origens, a natureza e a caracterização das órbitas desses fenômenos.
Essa rede colaborativa sem fins lucrativos mantida por voluntários conta com diversos operadores em todo o Brasil, empenhados em produzir e fornecer dados científicos de forma independente para a comunidade acadêmica. Estações de monitoramento espalhadas pelo país registram eventos que, posteriormente, são analisados pela BRAMON, que também examina capturas de redes parceiras e relatos enviados pela população pelo site.
Esta semana, por exemplo, pesquisadores da organização analisaram um meteoro impressionante registrado nos céus do sudeste e centro-oeste do Brasil, conforme noticiado pelo Olhar Digital.
Um dos integrantes da organização, oficializada em 2014, é Marcelo Domingues, convidado desta sexta-feira (23) do Programa Olhar Espacial – e que já esteve conosco no ano passado falando sobre Saturno na oposição.
Analista de sistemas e servidor público, o astrônomo amador, além de membro da BRAMON, faz parte do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) desde 2003. Ele é conhecido por seus registros de eclipses e tem viajado pelo mundo inteiro fazendo esse trabalho.
Além de contar tudo sobre a BRAMON e as atividades da rede no programa desta noite, se o tempo colaborar, Domingues vai compartilhar imagens ao vivo do espaço captadas pelo observatório Carina, que ele mantém no quintal de sua residência em Brasília.
Leia mais:
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!