Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga rebateu as críticas do prefeito de Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), que o chamou de “acomodado” e que busca “perpetuar” no comando da entidade. Neurilan ainda ironizou seu adversário sobre o apoio de 60 prefeitos, afirmando que o mesmo vive em uma “bolha de fantasia”.
“O prefeito Leonardo, com todo o respeito, está vivendo uma bolha de fantasia, uma bolha de sonhos. Ele não tem 30 prefeitos que lhe apoiam efetivamente. Eu tenho contato com os prefeitos todos os dias, todas as horas eu estou conversando com os prefeitos, tratando de assunto ligado aos municípios e conversando sobre política. Afirmo, com toda simplicidade, com toda humildade, que hoje o prefeito Leonardo não tem 30 apoios efetivos. Poderá aumentar? Pode. A eleição é dinâmica, mas eu acho muito difícil ele chegar aos 60 municípios do prefeito que ele fala”, disse.
Segundo Neurilan a sua campanha vem mantendo apoio de cerca de 100 prefeitos e que alguns deputados já afirmaram que não irão interferir na disputa da entidade. Ele também afirmou, que mesmo o seu adversário pedindo que pastores de igreja e presidente de sindicatos liguem para prefeitos pedindo apoio para a oposição, os prefeitos vêm mantendo o apoio à sua reeleição.
“Então eu também fui buscar apoio dessas lideranças, que era simpática a minha reeleição. E quando eu falo que ele vive na bolha da fantasia, é porque ele falou que tinha apoio do governador. E o governador disse que não vai interferir. Ele disse que tinha apoio do deputado Nininho (PSD), e Nininho disse que ficará neutro. O Max Russi (PSB) disse que vai ouvir sua base de prefeito. Então é isso. Todos que ele falou que estava o apoiando não é verdade”, justificou.
Sobre as críticas de que seria acomodado e quer perpetuar no poder, Neurilan disse que esse adjetivo não cabe em sua atuação. “Acomodado é uma palavra que não pega em mim. Acho que vocês mesmo percebem aqui, quase todos os dias, estou aqui na Assembleia correndo atrás, discutindo projetos de interesse dos municípios. Eu estou em Brasília quase todas as semanas também, buscando mais recursos para a prefeitura através dos projetos que estão no Congresso Nacional, seja na Câmara Federal, seja no Senado, seja no governo federal. Estou praticamente todos os dias nos Tribunais em reuniões, debates, tendo uma participação efetiva. Acomodado não cabe, essa pecha não pega em mim”.
“Eu acredito que ele… não, ele não vai ganhar eleição. Mas se ele ganhasse, ele ia mudar o discurso”, finalizou.
Neurilan Fraga se tornou presidente da AMM em 2015 para um mandato de 2 anos. Porém, ainda no primeiro ano, conseguiu mudar o estatuto para permitir que ex-prefeitos fossem autorizados a disputar a entidade. Manobra ocorreu porque ele estava em seu segundo mandato como gestor de Nortelândia, eleito em 2008 e reeleito em 2012.
Após a mudança, conseguiu se eleger. Já em 2018, assumiu o 3º mandato consecutivo com a mudança estatutária. Quarto mandato veio em 2020, quando, mais uma vez, o estatuto foi modificado. Desta vez, em relação ao tempo de mandato, que passou de dois para 3 anos.