Da Redação Avance News
23 de Junho de 2023 às 17:40
Hoje (23.06) o espaço passou por testes que garantem proteção contra diversas situações extremas, como fogo, explosão, gases corrosivos, roubo, campos magnéticos
O local armazena boletins de ocorrência, documentações de carteiras de identidades emitidas em Mato Grosso, imagens de câmeras de segurança pública, alvarás de soltura e diversos outros elementos confidenciais das unidades de segurança, como da Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
“Todos os serviços, aplicações, registros civis, todos os sistemas de informações da Sesp estão hospedados dentro desses servidores, que são providos por essa solução de validação. Então a sala-cofre colabora para a segurança de dados que chegam ou são da Sesp”, afirma o gerente de operações da Tecnologia da Informação da Secretaria, Alison Lima.
A Sala-cofre é protegida contra diversas situações extremas, como fogo, explosão, gases corrosivos, roubo, campos magnéticos, armas de fogo, arrombamento, vazamentos, sendo imune até mesmo a terremotos.
A sala da Sesp foi construída em 2013 como uma exigência para a realização da Copa do Mundo de 2014 em Mato Grosso. Se qualifica como a maior do estado entre as duas únicas, possuindo 34 m². A outra está inserida no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
A ABNT visita as salas-cofre anualmente para garantir a sua conformidade. Ela realiza testes de estanqueidade, responsável por garantir que o espaço não possui vazamentos, a partir da prática de pressurização e despressurização com equipamentos próprios para a provação.
(Com supervisão de Alecy Alves)