Da Redação Avance News
Um fotógrafo capturou um fenômeno impressionante e raro no último mês, anéis de arco-íris em volta do Sol. A imagem foi feita próximo a Turku, na Finlândia, e a explicação do fenômeno é bem simples: o ar estava cheio de grãos de pólen.
A foto dos círculos concêntricos multicoloridos, conhecidos como coroas de pólen, foi feita próxima a casa do fotógrafo Mikko Peussa. Eles são causados devido a dispersão da luz solar pelas partículas espalhadas pelo ar. Já os pontos brilhantes que se parecem estrelas, na verdade são grãos maiores.
O fenômeno só acontece quando as concentrações de pólen no ar são muito altas e quando o Sol ou a Lua cheia estão um pouco obscurecidos. Assim a luz incide sobre os grãos e se dispersa. Quando alguns comprimentos de onda se cruzam, apenas algumas cores podem ser vistas.
Geralmente, nas fotografias dos anéis arco-íris é utilizada uma técnica que permite bloquear parte luz, fazendo com que os círculos multicoloridos fiquem mais nítidos que o normalmente são em dias ensolarados.
Leia mais:
Grãos de pólen
Os grãos de pólen que causaram esse fenômeno são do pinheiro Pinus sylvestris, e possuem uma característica que permite com que eles flutuam pelo ar. Cada grãozinho possui um par de bolsas de ar que se alinham na direção do vento e que os fazem parecer o Mickey Mouse. Esses compartimentos criam uma padrão de difração fazendo com os anéis de arco-íris assumam uma forma ligeiramente elíptica.
De acordo com uma pesquisa publicada em janeiro sobre outro fenômeno causado pelo pólen, os anéis de arco-íris podem se tornar mais comuns nos próximos anos. Devido ao aumento do dióxido de carbono na atmosfera, a concentração e a duração das estações de pólen estão aumentando.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!