O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo recebeu na manhã desta quinta-feira (22) a visita do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sorriso, Vanderly Gnoato e o coordenador do Centro de Atendimento Empresarial na Prefeitura de Sorriso, Leonardo Kozak. Eles vieram a Cuiabá para conhecer o funcionamento do Cuiabanco.
Durante a visita, o secretário Vuolo fez uma fala destacando os resultados positivos alcançados pelo banco em nível nacional. Ele mencionou a Frente Parlamentar Mista de Microcrédito de Apoio ao Pequeno Empreendedor, liderada pelo senador Esperidião Amin, onde o Cuiabanco teve um destaque muito positivo, principalmente em relação ao aplicativo de acompanhamento, que monitora, acompanha, orienta e dá todo o suporte necessário ao pequeno empreendedor.
“Com grande satisfação, recebemos a visita de representantes da Prefeitura Municipal de Sorriso, mais precisamente do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do coordenador do Centro de Atendimento Empresarial do município. Eles têm o objetivo de desenvolver um programa semelhante ao que está sendo implantado em Cuiabá. Apresentamos a eles os detalhes e os resultados positivos alcançados até agora, que têm sido reconhecidos pelo prefeito Emanuel Pinheiro. A prioridade é garantir que o crédito disponibilizado traga resultados positivos, permitindo que as pessoas empreendam, gerem empregos, melhorem suas rendas e formem carteiras de crédito, que são extremamente representativas em nível nacional, especialmente no micro empreendedorismo”, disse Vuolo.
Outros pontos destacados pelo secretário para os visitantes foram os serviços que complementam o Cuiabanco, como o Complexo do Empreendedor, que realiza a prestação de vários serviços, como por exemplo, a Sala do Empreendedor, o Sine Municipal e uma Unidade do programa de Importação e Exportação de Cuiabá (IMEX). Ele ressaltou ainda a possibilidade de abertura de cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) na Sala do Empreendedor.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Sorriso ficou bastante impressionado com o Cuiabanco e revelou que em seu município existe um projeto em andamento, que segue a mesma linha de trabalho. “Viemos aqui ao Cuiabanco para conhecer a estrutura e como são feitas as análises. É importante para nós vermos o lado humano dos empreendedores e entender seus negócios. A prefeitura de Sorriso, assim como a prefeitura de Cuiabá, se preocupa não apenas com o aspecto financeiro, pois o banco cuida disso. Nossa preocupação é com as empresas que irão gerar empregos e renda. Viemos aqui para conhecer como vocês trabalham nesse sentido e estamos muito satisfeitos com o que vimos. Foi bastante esclarecedor, o secretário foi muito elucidativo e receptivo, mostrando como o pensamento está voltado para os empreendedores e como lidar com pessoas que têm boas ideias, mas às vezes não sabem como conduzir seus negócios. Nossa intenção é implantar algo semelhante em Sorriso em breve”, elogiou.
Para Vuolo, servir de exemplo para outros municípios só demonstra que Cuiabá está no caminho certo. “Torcemos para que desenvolvam políticas semelhantes, fortalecendo os municípios e integrando as ações. Dessa forma, o Cuiabanco estará sempre priorizando o bem-estar da população, buscando uma sociedade mais justa e condições de crescimento, desenvolvimento e fomento do mercado, com a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida tanto dos cuiabanos quanto dos mato-grossenses”, concluiu.