A Prefeitura de Lucas do Rio Verde por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, judiciário, demais forças de segurança, abriram a II Semana de Políticas sobre Drogas, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), no auditório dos Pioneiros.
A cerimônia contou com uma mesa redonda com vários temas discutidos, entre eles o uso de drogas e violência doméstica, justiça e política de saúde mental e impactos do tráfico de drogas no trabalho infantojuvenil e a importância dos projetos de prevenção.
O prefeito Miguel Vaz participou da abertura da semana, destacando a importância de envolver a comunidade, discutir e implementar políticas públicas de prevenção e combate as drogas. “Esse é um assunto que precisa ser discutido dentro das famílias, na escola e dentro da comunidade, a fim de orientar e prevenir o uso das drogas, principalmente, entre as crianças e jovens.”
O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas está vinculado a secretaria de Assistência Social e, juntas trabalham para o engajamento social e criar estratégias que possam amenizar o problema das drogas. “Ficamos felizes em ver que Lucas do Rio Verde tem essa visão e possa através de ações fazer a diferença na nossa sociedade. É uma força-tarefa que conta também com o engajamento das secretarias de Educação, Saúde, projetos sociais, ou seja, muitos grupos querendo conscientizar sobre a gravidade das consequências das drogas em nossa sociedade”, destaca Janice Ribeiro.
O presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Marco Antonio Mendes, acrescenta que a união de esforços deve garantir resultados positivos na criação de novas políticas de repressão ao uso de drogas.“A própria lei de drogas estabelece no artigo 19-A da Lei nº 11.343/06, que é necessário que haja essa mobilização da sociedade para que se faça um trabalho em conjunto. Não há como vencer um problema desse sem que haja a participação de todas as pessoas nesse processo”, aponta Marco Antonio.
Participam da semana, instituições que atuam no combate e prevenção ao uso de drogas, como o Grupo de Escoteiros Calango, Construtores do Futuro e outras entidades.
A programação completa pode ser conferida no anexo da matéria.