Mesmo sem vencer os últimos três jogos na Libertadores, o Fluminense garantiu a primeira posição do grupo D ao empatar em 1 a 1 com o Sporting Cristal-PER, nesta terça-feira (27), no Maracanã.
O Tricolor abriu o placar com o artilheiro Germán Cano, aos 22 minutos do primeiro tempo. Mas, 15 minutos depois, o atacante brasileiro Brenner deixou tudo igual para os peruanos.
Com o ponto conquistado no Maracanã, o Fluminense foi a 10, mesma pontuação do River Plate-ARG, que venceu o The Strongest-BOL por 2 a 0. O time de Fernando Diniz, porém, leva vantagem no saldo de gols — quatro contra zero.
Vale lembrar que, no primeiro turno, o Fluminense goleou o River Plate por 5 a 1 no Maracanã, exatamente a diferença no saldo de gols.
Quando será o sorteio?
O sorteio que definirá o próximo adversário do Tricolor acontece na quarta-feira (5), na sede da Conmebol.
O Fluminense volta a campo contra o São Paulo, no sábado (1), pela Série A do Campeonato Brasileiro, no Morumbi, às 16h (de Brasília). Enquanto isso, a equipe peruana terá pela frente o Unión Comercio, no domingo (2), pelo Campeonato Peruano.
Torcida compareceu em peso
A torcida do Fluminense colocou 50.563 torcedores na noite desta terça-feira no Maracanã. A festa foi bonita. Desde a porta até dentro do Maior do Mundo, os tricolores mostram sua paixão, lotando e acreditando até o final na equipe de Fernando Diniz.
Ao final do jogo, com o empate confirmado e a classificação assegurada, vaias de alguns torcedores para a atuação da equipe.
Sporting Cristal começa pressionando
Sentindo o Fluminense nervoso pela necessidade da vitória, os peruanos iniciaram o confronto acuando o Tricolor no campo de defesa. Logo nos primeiros minutos, os comandados de Tiago Nunes chegaram a assustar.
Mesmo assim, a torcida tricolor não parou de apoiar e o Fluminense foi se soltando no jogo e tomando conta das ações, após os primeiros 15 minutos de sufoco.
E não demorou muito para o Fluminense transformar o domínio conquistado depois dos 15 minutos em gol. E sempre com o seu artilheiro: Germán Cano, o artilheiro do Brasil em 2023.
O argentino aproveitou passe de Keno, dominou na entrada da área e fuzilou o gol de Solís para chegar ao seu 26º gol na temporada, o sexto na Copa Libertadores, seguindo como vice-artilheiro, atrás de Paulinho, do Atlético-MG, que tem sete.
Bola parada castiga
Jogando tranquilo após abrir o marcador, o Fluminense se acomodou na vantagem, uma vez que o empate já confirmaria a vaga, porém viu o jogo ficar nervoso por uma bobeada de bola parada.
Aproveitando cobrança de escanteio precisa de Hohberg, o brasileiro Brenner, ex-Botafogo e Internacional, subiu no meio dos defensores e igualou a partida, levando o jogo para o intervalo com tudo em aberto.
Segundo tempo tenso no Maracanã
O que era para ser um confronto tranquilo, ainda mais quando Cano abriu o marcador se tornou de muita atenção. Com a vitória do River Plate, sobre o The Strongest, o Fluminense não poderia sofrer a virada de maneira alguma.
Mas o que se viu foi um Sporting Cristal saindo para o jogo e incomodando a defesa do Flu. Com muitos erros de passes, em especial na saída de bola, a torcida ficou impaciente.
Desgaste vira rival do Fluminense
Castigado como todos os clubes brasileiros, devido ao calendário, o Fluminense nitidamente sentiu o desgaste físico e precisou se segurar para não ser atacado pelos peruanos e tentar definir a vaga.
Fernando Diniz recuou sua equipe e colocou mais disposição, com a entrada de Martinelli na vaga de um apagado Paulo Henrique Ganso.
Mesmo cansado, o Fluminense se segurou ao máximo e impediu as boas investidas do Sporting Cristal, que eliminaria a equipe do torneio. No final, ainda criou boas chances. O gol da vitória não veio, mas a festa no Maracanã, com a vaga, foi confirmada.
Fluminense 1×1 Sporting Cristal-PER
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Nino e Marcelo (Lelê); André, Lima (Gabriel Pirani), Paulo Henrique Ganso (Martinelli) e Arias; Keno e Cano (Felipe Andrade). Técnico: Fernando Diniz.
Sporting Cristal-PER: Solís; Lora, Rafael Lutiger (Díaz), Ignácio e Nilson Loyola (Sosa); Pretell (Tavara), Yoshimar Yotún, Jesús Castillo e Hohberg (Corozo); Grimaldo e Brenner (Ávila). Técnico: Tiago Nunes.
Gols: Cano (21 min 1ºT) para o Fluminense; Brenner (36 min 1ºT) para o Sporting Cristal.
Cartões amarelos: Samuel Xavier, Cano (FLU); Loyola, Castillo, Hohberg, Yotún, Díaz (SCR).
Motivo: Sexta rodada do Grupo D da Copa Libertadores.
Data e horário: 27 de junho de 2023 (terça-feira), às 21h (de Brasília).
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Árbitro: Piero Maza (CHI).
Auxiliares: Claudio Urrutia (CHI) e Alejandro Molina (CHI).
Árbitro de vídeo: Leonard Mosquera (COL).