Da Redação Avance News
Restaurantes da rede de fast food McDonald’s retiraram tomates de seus hambúrgueres e wraps em muitas partes da Índia, atingidos por escassez de suprimentos e preocupações com a qualidade depois que os preços do vegetal dispararam para recordes. Em algumas regiões, os preços no atacado da comida tradicional indiana subiram 288% em um mês, para 140 rúpias (US$ 1,7) o quilo na sexta-feira, com os preços no varejo ainda mais altos, levando muitas pessoas a reduzir o consumo.
O governo atribui os preços mais altos dos tomates a uma estação de produção fraca, quando as chuvas das monções interrompem o transporte e a distribuição, mas isso ocorre depois que os consumidores lutam contra preços mais altos de itens que variam de leite a especiarias nos últimos meses. “Apesar de nossos melhores esforços, não conseguimos quantidades adequadas de tomates que passem por nossos rigorosos controles de qualidade”, diziam os avisos afixados em duas lojas do McDonald’s em Nova Délhi, a capital. “Somos forçados a servir produtos sem tomates.” Os gerentes das lojas disseram que o problema se devia a questões de qualidade na cadeia de abastecimento, e não de preços.
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Em uma declaração à mídia, o Connaught Plaza Restaurants, que administra cerca de 150 pontos de venda como franqueado do McDonald’s (MCD.N) no norte e leste da Índia, atribuiu a decisão a questões sazonais “temporárias”.
No entanto, Westlife Foodworld (WEST.NS), franqueado do McDonald’s para as regiões oeste e sul da Índia, com 357 restaurantes, disse que “não há problemas sérios relacionados ao tomate”.
O problema era sazonal e forçou de 10% a 15% de suas lojas a parar de servir tomates temporariamente, disse.
As lojas do McDonald’s em Delhi ainda oferecem sachês de ketchup de tomate, e um restaurante Subway próximo disse que não há problemas em servir tomates.
Na capital financeira de Mumbai, o vendedor de vegetais Vijay Sharma disse que as vendas caíram em relação aos 40 kg (88 lb) que ele costumava vender todos os dias. “A maioria dos meus clientes parou de comprar tomates”, disse ele. “Agora, só trago cinco quilos.” Como os indianos estão reduzindo o consumo de tomate, algumas empresas sugerem alternativas. “Os preços do tomate estão altos? Em vez disso, cozinhe com purê de tomate!” exorta um anúncio entre os resultados gerados por uma busca por tomates no aplicativo de compras BigBasket do conglomerado Tata.
Fonte: Reuters com tradução Agrolink*