A Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, juntamente da Secretaria de Meio Ambiente estão realizando nessa sexta-feira (07) a demolição de casas em local de risco e inundações localizadas no bairro 10 de Junho. A ação visa atender a solicitação das próprias famílias que viviam em uma área próxima ao córrego do Patrimônio, onde as casas eram atingidas constantemente por inundações durante períodos de chuva. Em resposta a essa situação, a administração municipal promoveu reuniões e audiências públicas, resultando na implementação de um programa de aluguel social e em soluções habitacionais definitivas.
Um total de sete famílias, afetadas pelas condições precárias, foram realocadas em residências alugadas, sendo custeadas pelo município, proporcionando maior segurança e conforto. Além disso, elas também estão sendo contempladas com lotes no bairro Vila Rica e incluídas nos projetos habitacionais do município, oferecendo a oportunidade de construírem suas próprias casas em um ambiente seguro e adequado.
Além da disponibilização dos lotes, as famílias serão beneficiadas com um kit de material de construção fornecido pela prefeitura, que irá auxiliar na edificação de suas novas residências.
Paula Veiga Rabelo, moradora antiga do bairro, expressou seu agradecimento ao prefeito e a todos os envolvidos. “Não tínhamos mais condições de viver aqui, pois a situação com a água era insustentável. Decidimos buscar ajuda, procuramos o departamento de habitação e até mesmo conversamos com o prefeito em uma reunião. Foi quando o prefeito nos disse que nos proporcionaria uma casa adequada em um local bom, com um terreno espaçoso. Estou muito feliz com essa oportunidade.”
No local da demolição será construída uma área verde que contribuirá para permeabilidade do solo, além de contar com a arborização e embelezamento do espaço.