O depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Polícia Federal (PF) e a cerimônia de posse da diretoria do Banco Central (BC) estão entre os destaques desta quarta-feira (12).
Bolsonaro é esperado para depor na PF sobre suposta trama golpista
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é esperado para depor mais uma vez na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, às 14h desta quarta-feira (12).
Os investigadores querem saber se houve envolvimento de Bolsonaro com a suposta trama golpista denunciada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).
A CNN apurou que a defesa do ex-chefe do Executivo teve acesso ao inquérito na segunda-feira (10). Com isso, os advogados Fábio Wajngarten, Paulo da Cunha Bueno e Daniel Tesser passaram a se debruçar para fazer uma estratégia para as respostas.
Gabriel Galípolo e Ailton Aquino tomam posse na diretoria do Banco Central
Os indicados para as diretorias de Política Monetária e Fiscalização do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, assinarão os termos de posse em Brasília nesta quarta-feira (12) em cerimônia fechada, prevista para as 10h.
Os dois nomes foram sugeridos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovados pelo Senado no último dia 4 de julho.
Galípolo e Aquino podem ajudar o governo a diminuir as resistências enfrentadas na autarquia, comandada atualmente por Roberto Campos Neto.
Assessoria técnica avaliará se Cid descumpriu decisão do STF ao ficar calado, diz presidente da CPMI
Uma assessoria técnica avaliará se Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), descumpriu medida judicial ao permanecer totalmente em silêncio durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.
Cid havia sido convocado para depor à CPMI, ou seja, era obrigado a comparecer. Ele conseguiu, porém, uma decisão no Supremo Tribunal Federal (STF), pela ministra Cármen Lúcia, para que ficasse em silêncio nos casos que pudessem incriminá-lo.
Entretanto, ele não respondeu a nenhuma pergunta dos deputados, incluindo qual era sua idade.
Corregedor devolve ao TRE de São Paulo ação que pode deixar Zambelli inelegível
O corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, determinou que um processo que pode deixar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) inelegível deve tramitar no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
A Corte regional havia encaminhado o caso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pedido da defesa de Zambelli, por entender que havia relação com um outro processo que tramita na Corte de Brasília.
A ação contesta um vídeo publicado por Zambelli, em novembro de 2022, em que teria instigado generais das Forças Armadas a não reconhecerem a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.
Com presença de Zelensky, cúpula da Otan continua
A cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) com chefes de Estado e governo da aliança continua nesta quarta-feira (12), em Vilnius, capital da Lituânia. Está previsto um encontro entre o secretário-geral do bloco militar, Jens Stoltenberg, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Eles deverão conceder uma entrevista coletiva após os encontros. Em seguida, ocorrerá uma reunião do Conselho Otan-Ucrânia, com a presença da Suécia.
Também está previsto que o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, faça um pronunciamento ao lado de Stoltenberg. Líderes da Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul, além da União Europeia, também participam do evento.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
(Publicado por Marina Toledo)