Antes das primeiras entregas aos clientes no final deste ano, o primeiro carro 100% elétrico da Rolls-Royce, Spectre, já está sendo apresentado para o mundo e já começou a ser comercializado em Londres no início de julho.
O modelo custa US$ 425.000, o que na moeda brasileira chega a cerca de R$ 2,125 milhões. O Spectre compartilha uma estrutura básica como os modelos movidos a gasolina da marca: os sedãs Phantom e Ghost e o SUV Cullinan.
Isso segue a estratégia da empresa-mãe da Rolls-Royce, a BMW, que também conta com engenharia flexível que pode ser usada para construir carros a gasolina e elétricos.
No tradicional estilo Rolls-Royce, as duas portas do Spectre são articuladas na parte de trás e abrem para trás. Nos modelos Rolls-Royce de quatro portas, apenas as portas traseiras abrem dessa maneira.
Por causa de seu tamanho e espaço, a Roll-Royce chama o Spectre de “super coupé”. É cerca de 15 centímetros mais longo e 15 centímetros mais largo que o último Rolls-Royce coupé, o Wraith, que saiu de produção no início deste de 2022.
Também é cerca de 2,5 polegadas mais longo que um Cadillac Escalade SUV e um pouco mais largo. A direção nas quatro rodas deve ajudar o carro grande a se sentir mais ágil em curvas apertadas.
100% elétricos
Em setembro de 2021, a Rolls-Royce Motor Cars confirmou que havia começado a testar o primeiro modelo de sua história a ser concebido e projetado desde o início como um carro elétrico. Esse programa de testes se estendeu por mais de 2,5 milhões de quilômetros em todos os terreno e temperatura do mundo, simulando mais de 400 anos de uso normal.
Um ano depois, em outubro de 2022, o Spectre foi revelado ao mundo: uma promessa audaciosa cumprida e um empreendimento técnico monumental concluído.
Como o primeiro Rolls-Royce totalmente elétrico já fabricado, o Spectre prova que a tecnologia de baterias elétricas atingiu a maioridade e pode ser implantada com sucesso no ápice da excelência automotiva, luxo e desempenho.
Também representa uma mudança tecnológica e intelectual de época para a marca: até o final de 2030, todo o seu portfólio de produtos será totalmente elétrico. A Rolls-Royce confirmou que nunca mais produzirá um novo modelo com motor de combustão interna.
Nova classe
O Spectre criou uma classe nova de automóveis: o super coupé elétrico ultraluxuoso. O trem de força totalmente elétrico tem um torque instantâneo, operação silenciosa e a sensação de uma marcha imperceptível – e a aprimora para uma nova geração de clientes.
Seu sistema de ‘Inteligência Descentralizada’ permite a troca direta e gratuita de informações entre milhares de funções individuais do veículo, elevando ainda mais o celebrado ‘passeio no tapete mágico’ da marca. E em sua estética contemporânea, mas atemporal, leva a linguagem de design da marca e os recursos sob medida para uma nova era elétrica.
Enquanto muitos carros elétricos têm telas sensíveis ao toque extremamente grandes e dependem delas para muitos controles internos, o Spectre dependerá mais de controles físicos, disse Müller-Ötvös. Haverá telas, mas seu uso será mais discreto, disse ele.
O peso total do Spectre de 6.659 libras – cerca de 600 libras a mais do que um SUV Cullinan – inclui mais de 1.500 libras de isolamento acústico para garantir o nível de silêncio Rolls-Royce ideal. Normalmente, as montadoras tentam economizar peso ao fabricar carros elétricos para compensar toda a massa que as próprias baterias adicionam. Mas, para a Rolls-Royce, o peso nunca foi um problema importante. Espera-se que seus carros sejam, literalmente, enormes.
O carro de 557 cavalos de potência será capaz de ir de zero a 60 milhas por hora em cerca de 4,4 segundos e poderá dirigir cerca de 260 milhas antes de precisar recarregar. Isso, insiste Müller-Ötvös, será suficiente.
A Spectre possui uma bateria de íons de lítio de 102kWh, feita com cobalto e lítio de fontes estritamente controladas na Austrália, Marrocos e Argentina: as células da bateria são produzidas com eletricidade 100% verde. Foi extensivamente testado em temperaturas variando de -40°C a +50°C: O sistema de gerenciamento térmico a bordo do Spectre mantém uma temperatura operacional ideal em todos os momentos.
Transmissão totalmente elétrica
Com o Spectre, a Rolls-Royce se comprometeu com um futuro elétrico sem concessões, especificando um sistema de transmissão totalmente elétrico em vez de uma solução híbrida. É equipado com dois motores síncronos excitados separadamente (SSMs). O motor elétrico dianteiro produz 190kW / 365 Nm, com o motor traseiro fornecendo 360kW / 710 Nm.
Em termos de desempenho, isso equivale a um motor de combustão interna de 430kW (584 cv) com 900Nm de torque. Em termos de aceleração, o Spectre atinge 0-60mph em 4,4 segundos (0-100km/h em 4,5 segundos).
Ao estabelecer uma linha apropriada para o Spectre, a marca primeiro se envolveu com os clientes para entender suas necessidades. A autonomia confirmada de 530 km (329 milhas) WLTP vai além desses requisitos, confirmando que o Spectre se encaixa perfeitamente no estilo de vida dos clientes Rolls-Royce, que têm em média mais de sete carros em sua garagem para escolher para qualquer ocasião e que dirigem uma média de 5.100 km em seu atual Rolls-Royce por ano.
O tempo de carga de 10-80% é de 34 minutos usando um carregador rápido de 195 kW (DC): isso também produzirá carga suficiente para 100 km em cerca de nove minutos.
*Publicado por Diego Mendes.