segunda-feira, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedadeColar de ouro de 3 mil anos é encontrado na Inglaterra

Colar de ouro de 3 mil anos é encontrado na Inglaterra

Da Redação Avance News

Um pedaço de um torque (colar) de ouro de ao menos três mil anos foi encontrado no condado de Essex, interior da Inglaterra. A joia foi identificada com a ajuda de um detector de metais e, segundo especialistas, data de 1300 a.C. 

O que você precisa saber: 

  • A joia, da Idade do Bronze, foi descrita como um tesouro por Lori Rogerson, arqueóloga no Museu de Colchester, em Essex; 
  • O torque tem 147 mm de comprimento sendo criado a partir de uma haste retangular com quatro ranhuras cortadas nela; 
  • A descoberta da joia foi, na verdade, relatada há três anos ao Esquema de Antiguidades Portáteis, uma iniciativa do Museu Britânico de Londres para incentivar o registro de objetos arqueológicos encontrados pelo público na Inglaterra e no País de Gales; 
  • Agora, o Colchester Museum planeja adquiri-lo definitivamente. 

Leia mais! 

As joias torc, ou torque, são grandes anéis de pescoço feitos como uma peça única ou de fios torcidos juntos. Segundo Rogerson, no caso da peça encontrada, o objeto é composto por pelo menos 75% de ouro, cerca de 18% de prata e um pouco de cobre. 

Para a arqueóloga, um ourives (tipo de artesão de ouro) “altamente qualificado” trabalhou na peça, que por ser “um material muito mole, corre o risco de romper”. 

Ele ou ela sabia exatamente o ponto certo para parar antes de quebrá-lo, enquanto fazia as curvas. 

Rogerson acrescentou ainda que, apesar de ser feito de ouro pré-histórico, “poderia ter sido fabricado ontem”, o que é “impressionante”. A joia é considerada como o primeiro colar torcido “registrado como um tesouro de Essex”. 

Peças de ouro da Idade do Bronze são raras em Essex. 

A descoberta de peças como joias e tantos outros artefatos são importantes e sempre comemorados, já que acrescentam detalhes a história do mundo e sociedade em outras épocas. Recentemente, por exemplo, joias de faraó foram encontradas em uma tumba no Egito e trouxeram mais informações para o projeto Amarna, que atua desde 2005 para entender o modo de vida e as tradições funerárias da antiga população da cidade de Minya. 

Com informações da BBC News

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!



Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS