terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeJustiçaConfira os resultados da Consulta P?blica da Justi?a do Trabalho para as...

Confira os resultados da Consulta P?blica da Justi?a do Trabalho para as metas nacionais 2024?

Mais de 92% dos participantes concordam que a Justiça do Trabalho deve incentivar a conciliação como forma de resolver conflitos sem necessidade de prosseguimento do processo judicial.

Mais de 92% dos participantes concordam que a Justiça do Trabalho deve incentivar a conciliação como forma de resolver conflitos sem necessidade de prosseguimento do processo judicial.

relatório geral da Consulta Pública, que obteve 3.728 respostas, mais de 92% dos participantes concordam que a Justiça do Trabalho deve incentivar a conciliação como forma de resolver conflitos sem necessidade de prosseguimento do processo judicial. Outros 87% concordam que a Justiça Trabalhista deve buscar diminuir o quantitativo de processos aguardando finalização há mais de um ano.

A pesquisa também apurou que mais de 94% avaliam que a instituição deve adotar metodologia inovadoras de gestão administrativa e processual para desburocratizar e agilizar os serviços. Por fim, 95% consideram que a Justiça do Trabalho deve adotar ações voltadas ao combate ao trabalho infantil, ao assédio sexual e do trabalho análogo ao escravo.

Aprimoramento

A consulta também apontou alguns aspectos em que as respondentes ou os respondentes  consideraram que a Justiça Trabalhista deve se aperfeiçoar. Neste sentido, lidera o ranking a “valorização do corpo funcional”, seguido pela “desburocratização”, “agilidade das decisões” e “inovação na forma de atuar”.

Entre os respondentes, 62,34% são servidores (as); 21,78% advogados (as); 9,17% magistrados (as); 3,35% de cidadãos (trabalhadoras e trabalhadores) e 0,54% são empregadoras e empregadores.

Metas nacionais

As metas nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais para aprimorar o desempenho da Justiça. Um dos objetivos é entregar à sociedade a prestação jurisdicional mais ágil, efetiva e de qualidade. As metas foram criadas em 2009 e resultaram de acordo firmado pelas presidências dos tribunais para o aperfeiçoamento da Justiça.

Desde então, diversos desafios entraram na pauta das metas nacionais, como o aumento da produtividade judicial, a adoção de soluções consensuais de conflitos, a busca pela razoável duração dos litígios judiciais, a celeridade processual, entre outros.

Consulta pública e Estratégia Nacional

A consulta pública de metas da Justiça do Trabalho é construída colaborativamente pelas unidades de Governança e Gestão Estratégica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

Já a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 foi instituída pela Resolução CNJ 325/2020, após construção democrática e participativa da rede de governança do Poder Judiciário. Assim, foram estabelecidos novos macrodesafios para todo o Judiciário brasileiro.

Com esse novo ciclo de planejamento, fortalece-se o processo de formulação participativa e democrática de metas, com a possibilidade de envolvimento de diversos colaboradores na sua elaboração.

Conheça o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2021-2026.

(Andrea Magalhães/AJ)

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS