Da Redação Avance News
Com a estreia de Oppenheimer se aproximando, mais curiosidades sobre o filme vão sendo divulgadas. Após Christopher Nolan, diretor do longa, revelar que torce para a produção alcançar o Vale do Silício como um alerta, o cineasta apareceu em vídeo divulgando o tamanho (literalmente) da experiência que telespectadores terão ao assisti-lo em salas IMAX.
Mas, primeiro, o que você precisa saber:
- Oppenheimer conta a história real do físico norte-americano J. Robert Oppenheimer, o grande responsável pela materialização das bombas atômicas;
- O longa chega aos cinemas em 20 de julho — isso mesmo, no mesmo dia que Barbie (briga boa);
- O IMAX ou Imagem Maximum é um formato de filme que abrange e maximiza todos os pontos audiovisuais e vitais de um filme, como som, imagem, resolução e até o formato da tela, que é em côncava. A tecnologia também alcança as posições das cadeiras nas salas de cinema, sendo tratadas como parte do “roteiro” da experiência.
Leia mais!
Dito isso, Nolan apareceu no TikTok revelando o tamanho do rolo do filme na versão IMAX que, com três horas de duração (o maior produzido pelo diretor), pesa 272 kg com 17,7 km de comprimento. Veja abaixo:
Detalhes da megaprodução também foram divulgados pelo próprio perfil do IMAX, empresa canadense responsável pela criação do formato. No vídeo, um dos muitos publicados pelo perfil, a equipe mostra como tem sido “simples” adaptar o filme (ironia).
A nitidez, a clareza e a profundidade da imagem são incomparáveis. O principal, para mim, é filmar em filme IMAX 70mm, você está realmente deixando a tela desaparecer. Você terá uma sensação de 3D sem os óculos. Tem uma tela enorme e está preenchendo a visão periférica do público. Você os está imergindo no mundo do filme.
Christopher Nolan à Associated Press.
Vale pontuar que isso não significa que a pessoa que assistir Oppenheimer em outro formato terá uma experiência negativa. A opção escolhida se adequa a tecnologia disponível no cinema, entregando qualidade e, o principal, um conteúdo irretocável.
Existem formas diferentes na tela — o que chamamos de proporções. O que você precisa planejar é como enquadrar suas imagens para que possam ser apresentadas em diferentes teatros com igual sucesso.
Saiba mais sobre o filme aqui!
Filme IMAX vs. Convencional
Mas claro que há diferenças entre a sessão IMAX e a convencional, a começar pelo preço. Assistir uma sessão IMAX exige um pouco mais de investimento no ingresso — podendo custar até o triplo de um ticket padrão — a decisão vai do tipo de experiência que você quer ter com o filme.
Além disso, tem as dimensões das telas, os pixels de imagens e o som, muito maiores em uma versão IMAX. Outro ponto é o formato das salas, que possuem geometria diferente, algo também pensado para a experiência do espectador.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!